Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 17 de abril de 2018


O volume médio dos açudes do Ceará mais que dobrou desde o início do ano. Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora diariamente 155 açudes do estado, o volume médio atual é de 13,89%. No início do ano, o índice era de 6,84. 

Conforme o órgão, reservatórios de todas as regiões do estado tiveram aumento no volume de água. Entre os açudes de pequeno e médio porte, 20 açudes atingiram a capacidade máxima. 

O aporte ocorre graças principalmente às fortes chuvas ocorridas neste mês de abril. Com 17 dias, abril já é o mês mais chuvoso deste ano, com mais de 180 milímetros.

Situação segue crítica

Mesmo com o volume acima da média neste mês, a situação segue crítica no estado. Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 91 têm menos de 30% da capacidade, incluindo os maiores açudes, como o Castanhão e o Orós. 

No Castanhão, maior açude do país, o volume atual é de 6,85%. No período de maior escassez, o Castanhão chegou ao volume morto, com apenas 2,13% da sua reserva. 

Já o Orós, segundo maior reservatório do Ceará, o volume atual é de 8,81%. 

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Açude São José I em Boa Viagem; São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma, Itapebussu em Maranguape; Diamantino I, na cidade de Marco; Quandú em Itapipoca; Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo; Angicos, em Coreaú; Açude Itapajé, em Itapajé; Maranguapinho, em Maranguape; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús. 

G1
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire