Conheça os números do 1º trimestre do NASF, CAPS, SAD e CEO de Ipu


Núcleo de Apoio à Saúde da família – NASF

Conforme o site http://dab.saude.gov.br, O Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.


Janeiro
Fevereiro
Março
Total
NASF
235
352
512
1099

Fonte: e-SUS

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Segundo o site http://portalms.saude.gov.br, Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.



Janeiro
Fevereiro
Março
Total
CAPS
364
438
459
1261
Fonte:  Consolidado mensal de atendimentos

Serviço de Atenção Domiciliar – SAD

Atenção Domiciliar: Nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Na

cidade de Ipu, temos a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – (EMAD).

A EMAD é a principal responsável pelo cuidado do paciente domiciliado. A diferença entre as EMADs e as equipes de atenção básica está no tipo de atendimento prestado (especializado para pacientes domiciliados) e na composição da equipe profissional.



Janeiro
Fevereiro
Março
Total
SAD
87
86
140
313

Fonte: e-SUS

Centro de Especialidades Odontológicas – CEO

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é classificado como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:
» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
» Periodontia especializada
» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
» Endodontia
» Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos. Fonte: http://dab.saude.gov.br


Janeiro
Fevereiro
Março
Total
CEO
292
367
453
1112

Fonte: Consolidado mensal de atendimentos

“As informações contidas são fidedignas e constam no site do Ministério da Saúde e a publicidade dada tem por objetivo, melhor informar a nossa população”

Postagens mais visitadas