Defensoria Pública realiza audiências no Interior do CE

A Defensoria Pública do Estado do Ceará promove, neste mês de maio e em junho, audiências públicas para elaboração do III Orçamento Participativo da instituição. A série de eventos começa no Baixo Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, hoje, no Núcleo de Informação Tecnológica. O encontro com a população da região tem por objetivo ouvir sugestões de assistidos, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade sobre as atividades mais importantes a serem implementadas pela Defensoria em 2019.

Iniciada em Canindé, a audiência pública reuniu mais de 200 pessoas. O evento ainda vai passar por Barbalha (25 de maio) e Tianguá (8 de junho), chegando pela primeira vez a estas cidades para garantir o acesso à justiça e à educação em direitos.

A caravana do Orçamento Participativo da Defensoria fará a última audiência pública em Fortaleza, no dia 16 de junho, reunindo os municípios que integram a Região Metropolitana. Antes das audiências públicas, na primeira etapa desta edição do Orçamento Participativo, a população pode participar de uma consulta pública, por meio do site da instituição, de 5 de fevereiro a 18 de março. Ao todo, 1.213 pessoas preencheram o formulário e sugeriram temas prioritários.

Segundo a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, a Defensoria busca aproximar-se cada vez da população que precisa de assistência jurídica integral e gratuita. "O III Orçamento Participativo da Defensoria estimula o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público. Busca auxiliar no fortalecimento da autonomia da Defensoria Pública, reflete os anseios da população, legitima aportes orçamentários e nos permite ampliar o trabalho dos defensores públicos".

A Defensoria Pública é a primeira instituição do sistema de justiça do Ceará a abrir o seu orçamento para a participação popular, prática referendada pelo Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública. Segundo Mariana Lobo, as audiências permitem aos moradores das cidades contempladas, indicar as questões mais pertinentes, as demandas.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas