Música: Serra da Meruoca se prepara para seu 13º Festival de Inverno


Os artistas da região Norte do Estado preparam novas composições a serem apresentadas na 13ª edição do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, realizado nos dias 1 e 2 de junho. “O projeto busca dialogar com as ferramentas contemporâneas de distribuição e compartilhamento de conteúdo”, dizem os organizadores. As inscrições se estendem até o dia 14 deste mês com vagas nas categorias nacional, estadual e regional, que contempla as cidades da região denominada pela organização do evento como Sertão de Sobral, além da competição municipal, que inclui os artistas da Meruoca.
Inscrições

As bandas selecionadas, em cada categoria, assinam um contrato para fazer um show dentro da programação do festival. Os artistas ou bandas devem inscrever seus trabalhos exclusivamente pelo site: festivalmeruoca.com. Todos serão avaliados, não por uma única música, mas por suas várias obras. A comissão que analisa os trabalhos é formada por profissionais renomados no universo da música, que selecionarão as cinco melhores produções em cada categoria.

Internet

Após essa fase, os selecionados seguem para uma votação online, da qual será escolhido o artista, ou banda, mais votado em cada modalidade, recebendo como prêmio, a assinatura de um contrato para a realização de um show dentro da programação do festival. O produtor cultural Augusto Cesar dos Santos, coordenador do festival competitivo, ressalta a democratização do acesso por meio do novo formato. “Acreditamos que as mudanças são sempre necessárias, e nosso intuito é de tornar o festival cada vez mais dinâmico, servindo-se das novas plataformas de acesso a conteúdo. Neste contexto a internet cumpre um papel crucial, pois as pessoas conhecerão, de forma mais abrangente, as músicas autorais, dando ênfase a criatividade, aos novos nomes da MPB e à música autoral como um todo”, explica.

Atrações

Além do festival competitivo, o projeto contempla a realização de trilhas ecológicas, esportes radicais, feira de artesanato e culinária, além de uma série de atrações artísticas bastante variada. Nas duas noites de programação, que ocorre no estádio municipal Ycaraizão, as bandas Iandê (Meruoca), Outras Frequências e Freud Explica (Sobral), Waldonys, Gabriel, o Pensador, e a banda Titãs, dividem o palco principal, trazendo para o clima aprazível de Meruoca, o melhor da música popular brasileira.

Vitrine

O XIII Festival de Inverno da Serra da Meruoca é coordenado por uma equipe de trabalho do próprio município, supervisionada pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude. Para titular da pasta, Fábia Oliveira, “o festival cumpre seu papel de propulsor da música independente e autoral no Ceará. Os artistas terão oportunidade de mostrar seu trabalho para um grande e diverso público. O festival é uma grande vitrine e, desde já, a gente convida a todos os amantes da boa música para subirem a serra e curtirem o friozinho bom de Meruoca, curtindo o que há de melhor na culinária, arte e cultura cearense”, finaliza.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas