Ceará é primeiro no Nordeste em indenizações por invalidez permanente no trânsito

 

 Ceará se posiciona nas primeiras dez colocações dos rankings nacionais de diferentes modalidades de indenizações do Seguro DPVAT. Comparando os cinco primeiros meses de 2017 e 2018, é possível identificar redução de 22,48% de pagamentos do benefício por invalidez permanente. Apesar de apresentar índices em queda, segundo o Boletim Estatístico da Seguradora Líder, administradora oficial do benefício, a nível Nordeste, o Estado está em primeiro lugar nas indenizações do tipo. Em âmbito nacional, é o sexto por indenizações pagas por morte.  

Os motociclistas representam a maior parcela de  vítimas que receberam indenizações pagas por morte e invalidez permanente por acidentes nesse tipo de veículo nos primeiros cinco meses de 2018 (69%). O período com a maior incidência de acidentes envolvendo motocicletas indenizados por morte e invalidez permanente foi o anoitecer (24%), seguido pela tarde (21%). A região Nordeste concentrou 36% das indenizações por morte e invalidez permanente por acidentes com motocicletas no período analisado. As motocicletas representam 44% da frota de veículos da região Nordeste, enquanto que, no Brasil, representam 27%. 

A faixa etária mais atingida foi de 18 a 34 anos, representando 48% do total das indenizações pagas, o que corresponde a cerca de 70 mil. No período analisado, a maior incidência de vítimas foram os motoristas (61%). No Brasil, estes representaram 56% das indenizações pagas em acidentes fatais e 61% em acidentes com sequelas permanentes, predominando significativamente os motociclistas (87%).

Os pedestres ficaram em 2º lugar nas indenizações por acidentes fatais no período (27%), assim como nos acidentes com invalidez permanente (24%). Outro dado que chama atenção são os pagamentos de indenizações por despesas médicas. O Ceará está em terceiro lugar no ranking nacional. De janeiro a maio deste ano, o seguro indenizou 1.014 pessoas. No ano passado, em igual período, foram 791. O aumento foi de 28,19%.

Indenizações pagas por UF - Invalidez Permanente  
Dados: Boletim - Seguradora Líder 

Para o presidente da Associação dos Psicólogos de Trânsito do Estado do Ceará, Wagner Paiva Queiroz, só será possível reduzir os dados com investimentos em educação e itens de engenharia de tráfego. "É notável uma melhora em segurança viária por meio de itens de engenharia, como a introdução de fotossensores, mas é preciso educar melhor o brasileiro. O trânsito é algo especifico e particular. É preciso trabalhar os valores humanos dentro da perspectiva de respeito, não só a lei de trânsito, mas como convivência social".  

Paiva destaca ainda a necessidade por um transporte público de qualidade. "O metrô existente ajuda em parte, assim como os novos ônibus. A grande saída seria as empresas investirem em transporte coletivo de qualidade com uma boa poltrona, ar condicionado e trajeto mais perto de pontos de grande fluxo, além da divulgação sobre os benefícios de uso desse transporte. O ideal é aproximar do que é vivenciado no transporte particular", explica.  

Posicionamento
O Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran) afirma que os dados sobre acidentes de trânsito, nas vias públicas, refletem o comportamento da sociedade. O órgão afirma que a mudança de comportamento pode ser registrada por meio das modificações dos costumes e da cultura. Ainda lamenta que muitos motoristas, passageiros e pedestres sejam vítimas de acidente de trânsito.

"A regra de trânsito existe para que o motorista, passageiro e pedestre tenham limites e sejam punidos toda vez que desrespeitam as regras, que existem para preservar a vida. Por isso, cada um deve ter a consciência de respeitar as leis do trânsito", diz a nota do Detran, comentando ainda que o órgão faz campanhas periódicas sobre educação no trânsito com a população. 

O Departamento afirma também que é importante que todos tenham consciência no trânsito e façam a sua parte: "respeitar o limite de velocidade, não avançar o sinal vermelho; não ultrapassar quando na rodovia há faixa contínua pintada no asfalto; não dirigir após ingerir bebida alcoólica, respeitar o pedestre quando faz a travessia; respeitar o ciclista, respeitar o motociclista". 
Para o órgão, esses números deveriam ser menores, caso a sociedade respeitasse o direito do próximo.

Diário do Nordeste

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