Passada a crise da paralisação dos caminhoneiros que levou à troca de
comando na Petrobras, o governo criou um grupo de trabalho para estudar
uma forma de acabar com os aumentos quase diários da gasolina. A ideia é
amortecer os reajustes para o consumidor na bomba sem, contudo,
interferir nas decisões — e nas finanças — da estatal. Na sexta-feira,
quando anunciou o nome de Ivan Monteiro para o lugar de Pedro Parente, o
presidente Michel Temer prometeu não mexer na política de preços da
Petrobras. A intenção é criar um mecanismo que consiste numa espécie de
tributação flutuante, que acompanhe a política de reajuste dos
combustíveis baseada na variação do dólar e do preço do petróleo no
exterior. O plano do governo é implementar essa nova metodologia até o
fim do mês.
Enquanto o governo manteve congelado o preço do diesel por 60 dias como
parte do acordo para o fim da greve dos caminhoneiros, a gasolina segue
flutuando. Em um mês, o combustível acumula alta de 11,29%. O último
aumento foi ontem, quando o litro da gasolina A subiu 2,25%, passando de
R$ 1,9671 para R$ 2,0113. É a segunda alta em três dias depois de cinco
reduções consecutivas do preço. Só em maio, foram 11 reajustes para
cima e cinco para baixo.
Auxiliares do presidente Michel Temer, destacados para acompanhar esses
estudos disseram ontem ao GLOBO que a solução em estudo não pretende ser
definitiva. É um “plano de transição”, que deve garantir uma
previsibilidade nos preços da gasolina até outubro, quando o novo
presidente eleito deixará clara sua posição sobre como devem ficar os
preços da Petrobras.
— Queremos fazer com que o consumidor não tenha mais de enfrentar
aumentos diários na gasolina. A ideia é estabelecer reajustes mensais,
calibrando na parte dos impostos a diferença no valor cobrado pela
Petrobras, que seguirá praticando sua política de preços — disse uma
fonte que integra o grupo criado pelo Ministério de Minas e Energia para
discutir o tema.
Para evitar qualquer ruído na comunicação com a sociedade e com o
mercado, o governo vai deixar claro que a política de preços da
Petrobras seguirá a mesma. A única coisa que mudaria é a tributação dos
combustíveis no caminho até a bomba. Os tributos federais que incidem
sobre a gasolina são Cide e PIS/Cofins.
O Globo