A Caixa Econômica Federal e o Santander possuem as piores ouvidorias
entre as instituições financeiras de maior porte em atuação no País,
segundo indicou ontem, 31, o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias" -
levantamento elaborado pelo Banco Central (BC) sobre o atendimento no
segundo trimestre deste ano.
Em uma escalada que vai de zero a 5, o índice contabilizado pela Caixa
foi de 3,00 no segundo trimestre deste ano, enquanto o do Santander foi
de 3,06. Quanto menor o índice, pior a ouvidoria prestada pela
instituição aos clientes.
Na liderança do ranking de instituições com mais de 4 milhões de
clientes, a Caixa apresentou prazo médio de respostas de 7,90 dias
úteis, sendo que houve 91 reclamações a respeito da qualidade da
resposta dada pela ouvidoria.
No caso do Santander, o prazo médio de respostas foi de 10,69 dias
úteis, com 43 reclamações sobre a qualidade da resposta dadas pela
instituição. A terceira pior ouvidoria é do Banrisul, com índice de
3,17. Depois aparecem Bradesco (3,29), Banco do Brasil (3,34), Itaú
(3,50), Banco CSF (3,72), Midway (3,87), Pernambucanas Financiadora
(4,14) e Votorantim (4,43). O Banco do Nordeste, com índice de 4,94,
possui a melhor ouvidoria, conforme o BC.
BNB tem melhor pontuação
Na outra ponta da lista, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) possui a
melhor pontuação da pesquisa do BC, com 4,94, indicando a melhor
ouvidoria entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes.
Instituições menores
Entre as instituições financeiras em atividade no País que contabilizam
menos de 4 milhões de clientes, a pior ouvidoria é a do Banco do Estado
de Sergipe, com índice de 2,04. Depois aparecem Banco Triângulo (2,75) e
PAN (2,93). O índice é formado a partir das reclamações registradas
pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. Na prática,
são considerados aspectos como o prazo de resposta dos bancos às
reclamações e a qualidade da resposta.
Diário do Nordeste