Caixa e Santander têm piores ouvidorias, diz BC

 

A Caixa Econômica Federal e o Santander possuem as piores ouvidorias entre as instituições financeiras de maior porte em atuação no País, segundo indicou ontem, 31, o "Ranking de Qualidade de Ouvidorias" - levantamento elaborado pelo Banco Central (BC) sobre o atendimento no segundo trimestre deste ano.

Em uma escalada que vai de zero a 5, o índice contabilizado pela Caixa foi de 3,00 no segundo trimestre deste ano, enquanto o do Santander foi de 3,06. Quanto menor o índice, pior a ouvidoria prestada pela instituição aos clientes.

Na liderança do ranking de instituições com mais de 4 milhões de clientes, a Caixa apresentou prazo médio de respostas de 7,90 dias úteis, sendo que houve 91 reclamações a respeito da qualidade da resposta dada pela ouvidoria.

No caso do Santander, o prazo médio de respostas foi de 10,69 dias úteis, com 43 reclamações sobre a qualidade da resposta dadas pela instituição. A terceira pior ouvidoria é do Banrisul, com índice de 3,17. Depois aparecem Bradesco (3,29), Banco do Brasil (3,34), Itaú (3,50), Banco CSF (3,72), Midway (3,87), Pernambucanas Financiadora (4,14) e Votorantim (4,43). O Banco do Nordeste, com índice de 4,94, possui a melhor ouvidoria, conforme o BC.

BNB tem melhor pontuação

Na outra ponta da lista, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) possui a melhor pontuação da pesquisa do BC, com 4,94, indicando a melhor ouvidoria entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes.

Instituições menores

Entre as instituições financeiras em atividade no País que contabilizam menos de 4 milhões de clientes, a pior ouvidoria é a do Banco do Estado de Sergipe, com índice de 2,04. Depois aparecem Banco Triângulo (2,75) e PAN (2,93). O índice é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central. Na prática, são considerados aspectos como o prazo de resposta dos bancos às reclamações e a qualidade da resposta.

Diário do Nordeste

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