Cidade de Pereiro possui a maior proporção de motos por habitantes no país


Em cidades do interior, é comum um maior número de motocicletas nas ruas. Um dos fatores que influenciam esse aumento é a facilidade de se adquirir uma moto em relação a carros. Na cidade de Pereiro, no Ceará, 8.694 pessoas dos 16.115 habitantes possuem motos.

Essa mudança se reflete no dia a dia da cidade, fazendo com que ocorra uma diminuição de bicicletas e veículos de tração animal, como cavalos e burros, nas ruas.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a cidade de Pereiro é a que possui o maior número de motos por habitante no país, sendo 53,95%.

No Ceará, 177 dos 184 municípios possuem quantidade de motos superior a de carros. O estado também possui a maior frota de motos do Nordeste, com 1.510,464 em 2018, sendo 5,7% de todo o país, considerando dado de abril de 2018. No Nordeste, o número de motos alcançou a marca de 7,49 milhões, contra 6,67 milhões de carros.

Com o elevado número de motos na cidade, acidentes de trânsito se tornam cada vez mais comum. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cidade de Pereiro totalizou seis acidentes de gravidade em 2017, com quatro feridos e dois mortos.

O advogado José Braga Falcão, morador de Pereiro, percebe que o trânsito na cidade, em sua maioria, ocorre com motocicletas. “Tem uma boa quantidade de pessoas que tem moto, animais nas ruas é difícil de ver, praticamente nem existe. Carro ainda é pouco”.

Ele avalia que o trânsito é caótico. “Pelo fato de terem muitas pessoas sem habilitação, falta uma fiscalização em relação a isso. Tem o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que fiscaliza mais a questão de utensílios, como capacete, retrovisor, mas a carteira é muito pouco fiscalizada”. O Tribuna do Ceará não conseguiu contato com o Demutran de Pereiro.




Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas