Pesquisa aponta que 6 em cada 10 brasileiros nunca doaram sangue


Você sabia que 6 em cada 10 brasileiros nunca doaram sangue? É o que revela uma pesquisa feita pelo Ibope. Os motivos são os mais variados, entre eles medo, dúvida, falta de tempo… Esses foram alguns citados pelos mais de 60% dos internautas que alegaram nunca ter feito uma doação de sangue.

De acordo com a pesquisa, o percentual dos que já ajudaram a salvar vidas chega a 34%. Destes, a maioria diz que doou por gostar de ajudar o próximo. Outros, porque um amigo ou parente estava precisando. É o caso da promotora de vendas Eliane Sousa.

“Sou doadora há mais de 22 anos. Comecei a doar porque minha mãe estava muito mal no hospital, precisando de doadores, e aí me prontifiquei a doar para a minha mãe e continuei doando”, disse a promotora.
De acordo com a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágila Lima, ações vêm sendo feitas para conquistar novos doadores.

“Nós temos um trabalho de o Hemoce ir ao encontro da população, que é o sistema de coletas externas. Nessas coletas externas, nós montamos toda uma estrutura adequada para doação de sangue, semelhante ao que acontece na nossa sede. E é uma forma de descentralizar o serviço. As outras ações que a gente realiza são as palestras, que a gente faz também com os jovens e adolescentes, justamente para transformar esses jovens em doadores do futuro, desfazendo alguns mitos como, por exemplo, que a doação de sangue vicia, engrossa ou afina o sangue”, explicou Nágila Lima.
Se você quiser ser um doador, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar documentação original com foto. Quaisquer outras dúvidas, basta procurar o Hemoce. Não custa nada ajudar o próximo, né?

Serviço
Hemoce – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará
Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza-CE
Contato: (85) 3101.2296 – 0800 286 2296 | Fax: (85) 3101.2307

Postagens mais visitadas