Ciro Gomes divulga em site cartilha sobre SPC dada a Bonner no JN

 
O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, divulgou no final da noite desta segunda-feira (27), o manual do programa 'Nome Limpo', que pretende estimular a renegociação de dívidas de pessoas físicas. A cartilha, disponível no site da campanha, foi 'dada' horas antes de presente ao apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, durante a sabatina do pedetista. Depois, o pedetista repetiu o gesto com os jornalistas presentes na entrevista realizada pelo Jornal das 10, da GloboNews.
A cartilha tem doze páginas e mostra em sete passos os objetivos do programa e as propostas do candidato. Boa parte do conteúdo já havia sido apresentada por Ciro em sabatinas, entrevistas, debates e atividades de campanha. O material ressalta um dos principais objetivos da campanha do pedetista: impulsionar a recuperação econômica destravando a via do consumo das famílias.
O manual reitera que o beneficiário do programa é aquele cujo nome foi incluído em birôs de crédito, como SPC e Serasa, até 20 de julho, data em que Ciro apresentou a proposta pela primeira vez.
A ideia, segundo o material de governo, é baixar a dívida em até 70%. De acordo com a campanha de Ciro, a dívida média vai cair de R$ 4,2 mil para R$ 1,4 mil, valor que poderá ser parcelado via bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) ou outras instituições financeiras que aderirem ao projeto.
O texto explicita qual o papel do governo no programa. "O Governo tem a capacidade de organizar uma negociação coletiva, em nome de milhões de pessoas, o que facilita a negociação e torna mais rápida a solução do problema", diz o material, que explica também que a dívida poderá ser parcelada, e não quitada à vista como ocorre na maioria dos feirões de renegociação dos programas de proteção ao crédito.
O manual ressalta ainda que o Programa 'Nome Limpo' vai organizar os devedores em grupos de cinco a dez pessoas, que se responsabilizam umas pelas outras. O governo não arcaria, portanto, com a inadimplência, se ela vier a ocorrer. "É o sistema de Aval Solidário. Se uma pessoa do grupo não pagar a sua prestação, os outros membros se responsabilizam pelo pagamento", diz o texto, exaltando a experiência do Crediamigo, do Banco do Nordeste.
Polêmica
Na entrevista, ao ser questionado da viabilidade da proposta, Ciro entregou a Bonner a cartilha e repetiu que "vai tirar 63 milhões de pessoas do SPC".
O pedetista ironizou ainda o fato de outros candidatos terem propostas parecidas com a dele. "Hoje o (Henrique) Meirelles aderiu a ele", disse, em referência ao programa de refinanciamento. Mais cedo, em entrevista, o candidato do MDB disse que estuda proposta semelhante para que pessoas saiam da "bola de neve" da dívida.
Como o Broadcast Político mostrou neste domingo, a equipe de redes sociais de Ciro deve iniciar nos próximos dias uma ação nas redes sociais, na qual dirá que outros candidatos copiam as propostas dele.
Estadão Conteúdo

Postagens mais visitadas