Saiba mais sobre o Central de Regulação do SUS de Ipu

A Central de Regulação do SUS (CRESUS) funciona na secretaria de saúde do município de Ipu, sito a Rua Antonio Martins, aberto de segunda a sexta-feira.


Você conhece a CRESUS?

A Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS é uma Central de Regulação integrada via Rede informatizada que em tempo real recebe e direciona as demandas via referencias municipal e intermunicipal de consultas especializadas e exames.

Tudo isso através do conhecimento da capacidade de oferta de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados que integram a rede SUS. A Central de Regulação fortalece a gestão compartilhada, pois é um instrumento de subsídio às decisões sobre a política municipal e sobre macro-políticas regionais e intersetoriais.

CRESUS em Ipu

No Ipu, a CRESUS é considerada o coração da Secretaria de Saúde, pois é nela que são agendados os exames especializados como internamente como: Raio X, Ultrassonografias, Mamografias, Exames Laboratoriais, Eletrocardiogramas e Externamente, são agendados, Ecocardiograma, Tomografia, Laringoscopia, Endoscopia, Holter, Mapa, Ecocerdiografia de Estresse, entre outros. 

Quando tratamos de consultas especializadas, também é na CRESUS que são agendados os especialistas como: Ortopedistas, Ginecologistas, Dermatologistas, Cirurgião Geral, Otorrinolaringologista, Urologista, Angiologista, Cirurgião Plástico, Proctologistas entre outros. O numero de vagas para exames e especialista depende da Programa Pactuada e Integrada – PPI e variando conforme especialidades. 

As demandas são oriundas do Programa saúde da Família – PSF’s, dos Hospitais e ambulatórios particulares. Hoje, a CRESUS da Ipu, conta com 03 funcionários, tendo como Coordenadora a enfermeira Diana Sipião. O atendimento ao publico se dá, manhã e tarde no horário das 7:30 as 11:30 horas e das 14:00 as 17:00 horas. 

Segundo a Coordenadora da Central de Regulação, a gestão municipal através de seus gestores (Prefeito Sérgio Rufino e Secretario de Saúde Glaydson Martins) tem dado total apoio ao setor. Para ela, a gestão na CRESUS tem que ser feita com muito zelo respeitando sempre os Princípios que rege o SUS.

Asarias Araújo
gerente das UBS

Postagens mais visitadas