Túnel é encontrado em cela da Cadeia Pública de Camocim


Um grupo formado por 28 presos tentou fugir da Cadeia Pública de Camocim, localizada 347 quilômetros de Fortaleza, na noite da última sexta-feira (31). O túnel, que serviria como meio para que os internos concretizassem o plano de fuga, foi encontrado por um grupamento de agentes penitenciários durante uma vistoria feita nas celas. 

De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário (Copen), Cláudio Justa, a unidade prisional abriga integrantes do Comando Vermelho (CV), facção criminosa oriunda do Estado do Rio de Janeiro. Ele acrescenta que o local está superlotado, abrigando, atualmente, 220 homens, apesar de a capacidade máxima ser de 60 vagas.

O presidente do Copen destaca que a vistoria foi realizada após os profissionais de segurança terem sido informados de que um dos presos estava sendo ameaçado de morte por outro detento. "Integrar o mesmo grupo não afasta o risco de uma execução. Pode se tratar de um acerto de contas entre eles mesmos". 

Cláudio Justa ainda considera que a realidade estrutural da penitenciária é obsoleta, e que se deve fazer uma ampliação de vagas, bem como um reforço nas Forças de Segurança. "As cadeias não mais respondem à demanda de internos, pois foram feitas para um determinado padrão. O perfil criminológico modificou-se com a expansão das facções criminosas".


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas