Jair Bolsonaro, do PSL, é eleito novo presidente do Brasil


O candidato Jair Bolsonaro (PSL) é eleito presidente da República deste domingo (28), conforme os resultados das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrotando o candidato Fernando Haddad (PT). O resultado rompe o ciclo de 4 pleitos do Partido dos Trabalhadores sem perder uma eleição à Presidência da República.

Bolsonaro, titulado como "Mito" por seus eleitores, é o 10º presidente oriundo das Forças Armadas e agora consagra-se o novo Presidente do Brasil. Desses, apenas dois chegaram ao cargo eleitos por sufrágio universal: Hermes da Fonseca, em 1910, e Eurico Gaspar Dutra, em 1946.

Posse

Bolsonaro assumirá a Presidência da República no dia 1º de janeiro de 2019, quando o atual presidente Michel Temer (MDB) ficará no cargo até 31 de dezembro deste ano. O resultado das urnas segue a tendência apontada em todas as pesquisas de intenções de voto do Ibope e Datafolha. 
Pesquisas: Bolsonaro sempre à frente no 2º turno

O último levantamento dos institutos, divulgado no último sábado (27), indicava que o presidenciável do PSL sairia vitorioso no 2º turno. Pelo Ibope, Bolsonaro aparecia com 54% dos votos válidos, enquanto Haddad tinha 46%. Já na pesquisa do Datafolha, a vantagem de Bolsonaro era um percentual maior frente ao candidato do PT.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas