Foco de peste suína clássica é encontrado em Ipu


A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), confirmou um foco de peste suína clássica (PSC) em Ipu, no Ceará. O caso foi comunicado nesse semana em comunicado a imprensa local. 

De acordo com o coordenador do Programa Sanidade Suídea, o técnico da Adagri, Iran Maciel, a doença foi encontrada em uma propriedade familiar no distrito de Abílio Martins, localizado na zona rural do município de Ipu, na Serra da Ibiapaba, na região Noroeste do Ceará.

Estão sendo repassadas informações em relação a manifestação do vírus e como os criadores devem agir em uma possível situação de animais doentes. Após a confirmação das suspeitas o Secretário de Saúde do município, Glaydson Martins iniciou uma força tarefa disponibilizando toda a ajuda os técnicos da Adagri. 

Os porcos contaminados serão sacrificados e destruídos e as propriedades situadas no raio de 10 quilômetros em torno do foco estão sendo investigadas.  

Também conhecida como cólera suína, a peste é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens, sem riscos à saúde humana e outras espécies animais. Ela é diferente da peste suína africana, que tem afetado a produção na Europa e Ásia. Esta última é mais agressiva e tem maior capacidade de difusão, segundo a ABPA. 

representantes da ADAGRI e da Secretaria de Saúde de Ipu
estiveram na comunidade no início da semana (foto.: Ipu Post)

Postagens mais visitadas