Igreja Católica celebra 425 sacerdotes mártires do comunismo da URSS


O Arcebispo Católico de Mãe de Deus de Moscou, Dom Paolo Pezzi, FSCB, e o postulador do processo de beatificação dos mártires católicos russos do século XX, padre Krzysztof Pozarski, que exerce seu munus pastoral na paróquia de Santo Estanislau, em São Petersburgo, lembraram os 425 sacerdotes católicos de diversos ritos que morreram nos campos de concentração, nos cárceres e nos desterros por ordens das autoridades comunistas que dirigiam a denominada União Soviética, entre 1918 e 1958.

A jornada foi declarada dia de oração pela beatificação dos novos mártires católicos russos.

Missa

Dom Pezzi presidiu a Eucaristia votiva do Preciosísimo Sangue de Cristo.

A Missa foi concelebrada pelo nuncio apostólico na Russia, Dom Celestino Migliore; o presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Russia, Dom Klemens Pickel, bispo de São Clemente de Saratov; Dom Józef Werth, bispo da Transfiguração em Novosibirsk; e Dom Cyryl Klimowicz, bispo de São José em Irkutsk.

Para participar da celebração representando o Vaticano, viajou o secretário adjunto da Congregação para o Clero, Dom Jorge Carlos Patrón Wong, viajou também o arcebispo de Minsk-Mogilev, Bielorrússia, Dom Tadeusz Kondrusiewicz.

No final da Eucaristia foi feita a leitura da Ata de Martírio dos sacerdotes presos nas Ilhas Solovetsky e foi recitado uma oração com os nomes dos 425 sacerdotes martirizados durante a era do regime comunista soviético.

Em honra dos mártires foram dedicadas várias placas comemorativas que recordam cada um deles e sua variada origem.

Entre os sacerdotes lembrados encontram-se 8 de origem armênia, 19 bielorrussos, 4 georgianos, 6 letões, 23 lituanos, 64 alemães, 277 poloneses, 16 russos, 1 eslovaco e 7 ucranianos.

João Paulo II

Durante a jornada religiosa foram recordadas as palavras do Papa São João Paulo II em sua carta apostólica Tertio Millennio Adveniente:
"Em nosso século voltaram os mártires, com frequência desconhecidos, quase "militi ignoti" (soldados desconhecidos) da grande causa de Deus. Na medida do possível na Igreja não devem perder-se seus testemunhos".
GaudiumPress

Postagens mais visitadas