Projeto jornalístico que percorre o Ceará com mapeamento da culinária local chega a Ipu


A Expedição Jornalística Ceará Gastronômico chegou nesta quinta-feira (10/01) no município de Ipu (CE), que está inserido na "Rota Iracema". Durante a passagem da equipe, composta por jornalistas, cinegrafistas, antropólogo e sociólogo será visitado na cidade o Bar Gostosão, o Restaurante da Bica Parque, a Associação dos Artesãos da Alegria e o distrito de Várzea do Giló.

"O projeto ele está visitando 14 cidades no município do Ceará, e nome do projeto é Expedição Jornalística Ceará Gastronômico, em um ônibus-estúdio estamos visitando essas cidades, fazendo um mapeamento dos principais pratos que representam a culinária dessas cidades, estamos em busca de personagens que aprenderam a fazer estes pratos, com seus pais, com seus avós, que eles carregam uma história de pertença com esses pratos que eles apresentam e com a cidade" disse o produtor do projeto
  
Os resultados serão um documentário, um livro, um Caderno de Receitas e uma rodada de quatro eventos denominada 'Concertações'. "Essas concepções são seminários onde nós apresentamos um seminário em cada uma das rotas aqui em Ipu no caso será em Viçosa do Ceará" disse
 
O Caderno terá um mosaico de receitas de carnes, peixes, crustáceos, doces, licores, iguarias e cachaça. Os Concertações, por sua vez, oferecerão debates, troca de receitas e roadshows (workshop itinerante) de produtores. Os demais produtos têm lançamento previsto para abril de 2019.


O Projeto do Jornal O POVO e da Rádio O POVO CBN, já visitou as Rotas: Das Capitais (Redenção, Aquiraz e Fortaleza); da Serras (Mulungu, Aratuba e Guaramiranga), dos Cordéis (Crato, Juazeiro do Norte em Jaguaribe) e está agora na Rota Iracema (Ipu, Ubajara e Viçosa do Ceará) e finalizará com a Rota Icapuí e Capital (Icapuí e Fortaleza).


Proprietário do Bar Gostosão (sendo entrevistado)

Produtor do projeto com os vereadores Adriano Melo e Moreira Filho,
e o chefe de Gabinete Tião Rufino no restaurante Bica Parque.






  

Postagens mais visitadas