Momo aparece em vídeo do YouTube Kids e ensina crianças a se matarem

Personagem aparece cenas terríveis que ensinam como as crianças devem fazer para cortar os pulsos

Momo aparece em vídeo do YouTube Kids e ensina crianças a se matarem



Uma imagem assustadora da boneca Momo deu o que falar neste final de semana. Ainda bem! Um inocente vídeo de criança brincando com slime, no YouTube Kids, foi interrompido pelo assustador personagem Momo, com cenas terríveis que ensinam, passo a passo, como as crianças devem fazer para, literalmente, cortar os pulsos.


A informação foi publicada na sexta-feira (15) na revista Crescer.
A revista conversou com um casal cuja filha viu o vídeo e ficou muito assustada. Eles ficaram sabendo do vídeo por meio de um grupo de WhatsApp da família .


Quando foram falar com a filha para orientá-la, a surpresa. Ela já havia assistido pelo menos três vezes e estava amendontrada.


“Assim que começamos a conversa, ela teve uma crise de choro e não conseguia nem falar. Fomos acalmando-a e então ela contou que já tinha acontecido de ver a Momo. Disse também que estava com muito medo de dormir sozinha, de sonhar com a personagem ou de vê-la saindo de dentro do armário. Foram minutos bem complicados para nós”, conta a mãe, a professora e produtora de conteúdo Juliana Tedeschi Hodar.


Para dar mais segurança à filha, Juliana dormiu junto dela, após explicar que todo aquele terror não passava de uma mentira, afinal, a Momo jamais apareceria de verdade para ela.


Eles afirmaram à reportagem que haviam colocado filtro no YouTube, restringindo o acesso da filha ao conteúdo do YouTube Kids. O YouTube se manifestou com uma carta, em que conta a história da aparição do boneco e diz:


“Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo – prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.


É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”



Momo-2 Momo aparece em vídeo do YouTube Kids e ensina crianças a se matarem


Numa das partes do vídeo, Momo instrui as crianças a pegarem objetos cortantes e cortar profundamente os pulsos




Monitoramento

O acompanhamento próximo dos pais em relação ao tempo de tela e o conteúdo de interesse dos filhos é essencial. “Por causa da superestimulação causada pelas telas, estamos encontrando nos consultórios e salas de aula crianças agitadas, intensas e com uma dificuldade imensa de atenção o que prejudica não só o processo de aprendizado, mas o desenvolvimento saudável de relacionamentos”, afirma Regina Assis, doutora em Educação pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.


A Academia Americana de Pediatria (AAP) indica no máximo 1 hora de tela dos 18 meses aos 5 anos, período que deve ser fracionado ao longo do dia e com conteúdo pedagogicamente responsável. A partir dos 6 anos, cabe aos pais estabelecer esse limite.Além disso, é importante que os pais acompanhem de perto o que os filhos estão assistindo.


A personagem


A personagem, criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet no ano passado. Esse desafio envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão.


Tem filhos adolescentes em casa? Veja como ser mais presente e lidar com eles nesta fase:



 manual da mamae

Postagens mais visitadas