Para sair na frente e se destacar, além de uma ideia inovadora, é
preciso saber agir na hora certa. Começar antes é um bom passo para se
dar bem no mundo dos negócios. Lógico, não é só isso que faz a
diferença. É só lembrar que a Apple saiu atrás no quesito smartphone e
dominou o mundo por muito tempo com a inovação chamada iPhone.
No caso da Brisanet, sair na frente e ter uma nova tecnologia foram
importantes. Mas entregar qualidade junto foi o que a fez começar a se
destacar e atingir hoje o nível de excelência chancelada
até pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como a líder em
satisfação dos clientes de banda larga no Ceará.
José Roberto Nogueira, proprietário da Brisanet, criou a empresa em 1997 para levar internet via rádio para o interior.
Naquela época, a telefonia fixa era usada como base para conectar as
pessoas, especialmente nas capitais, à internet. Era caro, muito caro.
E, ainda assim, de baixa qualidade. Foi com as antenas de rádio que ele
fez o interior conhecer a internet e ficou, por muito tempo, como o
maior destaque deste mercado.
Mas o tempo passou, as necessidades das pessoas aumentaram. Queriam
mais internet, queriam mais qualidade. A Brisanet, em 2010, já estava
presente em 150 cidades de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. E o
limite para a tecnologia desenvolvida pela própria empresa chegou. Era
preciso ir além. E eles foram. Nogueira achou em 3 países o que poderia
ser a solução para o próximo salto.
(Diário do Nordeste)