Universitária cria perfil para divulgar currículos de pessoas em situação de pobreza no Ceará

 
 
Uma universitária criou um perfil no Instagram para divulgar currículos de cearenses em situação de extrema pobreza com o objetivo de ajudar quem está à margem da sociedade e tem dificuldade de conseguir um emprego fixo. Desde o dia 11 de abril, o 'Kurrículo Ceará' está na ativa. Com menos de um mês, a página já tem mais de mil seguidores e dois perfis publicados na plataforma.
 
 
Um dos currículos cadastrados na página é o de Maria Manuelle Silva dos Santos, 21, que busca um emprego fixo para dar melhores condições de estudo às filhas. “Eu trabalho como faxineira e não é tão difícil conseguir uma casa para faxinar. A dificuldade maior é sustentar minhas duas filhas e colocar a de 3 anos em uma creche. Desde que ela tem 1 ano eu tento vaga em uma creche municipal e não consigo”, relata a moradora do Bairro Quintino Cunha, em Fortaleza.
 
 
Após a divulgação do perfil, Manuelle, que teve seus dados publicados nessa última quinta-feira (25), conseguiu uma entrevista de emprego para esta sexta-feira (26) em um restaurante no Bairro Serrinha. “Eu tenho esperança de que vai dar certo. Estou indo com confiança para lá”, comentou a mãe de duas meninas.
 
 
O Kurrículo Ceará nasceu de uma página com o mesmo nome no Rio Grande do Norte (RN), que já conta com mais de 12 mil seguidores e 12 publicações de currículos que começou suas divulgações no último dia 5 abril. Ingrid Vieira, estudante de Arquitetura e Urbanismo, ficou sabendo da iniciativa e prontamente entrou em contato com a página.
 
 
“Entrei em contato com o Marcel Rodriguez do RN e disse que tinha interesse. Ele criou o Kurrículo para atender a pessoas de uma Organização Não Governamental (ONG) que ele tem lá. Então a gente criou um grupo com pessoas que tinham interesse em levar para outros estados e agora eu quem administro a página no Ceará”, afirma Ingrid.
Solidariedade
 
 
Pensada para dar visibilidade e vez e voz para que não tem a plataforma está no moldes de um “anúncio de jornal” só que no Instagram, de acordo com Ingrid Vieira. “Essas pessoas precisam se inserir no mercado de trabalho e a gente sabe o poder que a rede social tem hoje em dia, por isso criamos no Instagram”, diz a estudante.
 
 
Ela conta que recebe diariamente muitas sugestões de “kurrículos” para divulgar, mas é preciso fazer uma curadoria. “A gente sabe que o número de desemprego é grande, então o foco são as pessoas que se encontram em situações mais críticas. Eu recebo as informações e tento sempre ir até a pessoa quando ela não tem condição de se deslocar para um encontro”, declara.
 
 
Em cada publicação, Ingrid e colaboradores escrevem informações como nome completo, idade, escolaridade, experiência profissional e habilidades da pessoa que está sendo divulgada, sempre deixando um telefone para contato. Também é possível entrar em contato por meio de mensagem direta no Instagram.
G1 CE

Postagens mais visitadas