DCTD desarticula grupo responsável por comercializar drogas sintéticas na Capital


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de um trabalho de inteligência conduzido por equipes da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), desarticulou um grupo criminoso responsável por comercializar drogas sintéticas em Fortaleza. Quatro pessoas foram presas em flagrante, na última semana, suspeitas de envolvimento com a atividade ilícita. Um dos presos ostentava uma vida de luxo, morando em um condomínio de alto padrão e dirigindo dois carros avaliados em mais de R$ 200 mil. As prisões aconteceram nos bairros Henrique Jorge, Curió e Aeroporto.

Em mais uma operação para desarticular grupos envolvidos com o tráfico de drogas sintéticas no Ceará, as equipes da DCTD levantaram informações acerca de indivíduos com atuação na atividade ilícita em Fortaleza e iniciaram as diligências no intuito de prendê-los. As primeiras prisões aconteceram na quinta-feira (4), no bairro Henrique Jorge, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), com a captura de Kariny Pontes Soares (21), sem passagens pela Polícia. Conforme apontam as apurações da unidade especializada, ela era responsável por receber drogas em nome de um casal. Com ela, as equipes apreenderam 79 comprimidos de ecstasy.

O casal responsável pela venda dos entorpecentes foi identificado como Iara Cristina Barbosa de Castro (25), sem antecedentes, e Eduardo Augusto Alves e Silva (27), natural da cidade de Grajaú, no Maranhão, e encarregado das transações financeiras do esquema criminoso. Eduardo, inclusive, já havia sido preso, em 2015, em uma operação da DCTD, que resultou na apreensão de mais de mil comprimidos de ecstasy. Desta vez, Eduardo e Iara foram presos em um condomínio de luxo no bairro Curió (AIS 3). Na garagem dos suspeitos, estavam estacionados dois veículos de marcas de luxo: uma Mercedes Benz C200 e uma Land Rover Evoque, que juntos valem mais de R$ 200 mil. Dentro do imóvel, os policiais civis encontraram uma munição de fuzil calibre 556, seis relógios de marcas de luxo, dois pacotes contendo uma pequena quantidade de maconha, 61 comprimidos de anabolizantes e mais 50 comprimidos de ecstasy.

Diante do material ilícito apreendido em poder do trio, os suspeitos foram conduzidos para a sede da DCTD, onde foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Eduardo e Iara ainda vão responder pela posse da munição de calibre restrito encontrado na casa deles.

Ação continuada

Com as prisões de Kariny, Iara e Eduardo, os agentes da DCTD intensificaram as investigações no sentido de descobrir de que forma a droga chegava ao grupo, bem como identificar outras pessoas suspeitas de participação nas negociações. No dia seguinte às prisões, os policiais civis detectaram a chegada de um quarto suspeito que chegaria a Fortaleza via aeroporto. Com equipes de prontidão no terminal aeroportuário, os agentes da DCTD fizeram a captura de Alysson Bruno Tonial Pinhelli (31), natural da cidade de Colíder, no Mato Grosso. O homem desembarcou em Fortaleza, com um invólucro escondido dentro da cueca, com ecstasy, haxixe e LSD. No total, foram apreendidas 11 cartelas de LSD, 30 comprimidos de ecstasy, cerca de quatro gramas de haxixe e 15 cristais de LSD.

Alysson confessou que já tinha sido preso por tráfico de drogas no ano de 2013, na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, e estava vindo de Maringá, no Paraná. O suspeito também confirmou que enviava drogas sintéticas para Eduardo comercializar em Fortaleza. Alysson foi autuado por tráfico de drogas e no artigo 40 da Lei de Drogas, que caracteriza o tráfico entre Estados da Federação.

Canais de denúncia

A DCTD mantém as investigações com o objetivo de identificar e prender outros partícipes da prática criminosa e conta com o apoio da população para repassar informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas para a unidade especializada. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.‬‬‬‬



(SSPDS)

Postagens mais visitadas