O milagre de Santa Bernadete de Lourdes intriga os cientistas, após 140 anos de sua morte, seu corpo permanece intacto

Um dos milagres mais intrigantes da história da igreja católica é o de Santa Bernadete de Lourdes, após 140 anos de sua morte seu corpo continua intacto, assim como as vestimentas usadas quando ela foi sepultada. A história de vida de Bernadete é inspiradora, o que faz desta uma santa muito especial.
Santa Bernadete nasceu no moinho de Boly, perto de Lourdes, na França, no dia 7 de janeiro de 1844. Foi a filha mais velha entre 9 filhos de Francisco Soubirous e Luisa Castérot, a família viva de maneira paupérrima.


Aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadete

https://meiominuto.com/img/2019/07/09/dozp4anilnmfzixfb30v.jpg



No dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã Toinette e a amiga Baloume estavam na gruta de Massabielle. Nesse dia Santa Bernadete viu uma mulher de branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Mais tarde, esta mulher da visão se revelaria como Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 


A partir de então Bernadete presenciou 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858. Depois das aparições de Nossa Senhora da Conceição, a jovem Bernadete sentiu-se convocada para a vida religiosa, em 1886 ela entrou para o convento de Saint Gildad e em 1887 ela se tornou freira. Ela se dedicou toda a sua vida a cuidar dos enfermos, Santa Bernadete era considerada enfermeira dos pobres.


Corpo intacto de Santa Bernadete é um mistério para a ciência

 https://meiominuto.com/img/2019/07/09/j6lb12qochmrdv88ld7q.jpg


Santa Bernadete faleceu no dia 16 de abril de 1879, causando uma grande comoção. No ano de 1909, o corpo de Santa Bernadete foi exumado e para a surpresa de todos ele continuava intacto, não havia se decomposto, suas vestes estavam inteiras, seu semblante calmo, como de alguém que estivesse dormindo.


Uma equipe médica foi chamada 

 para examinar o cadáver, eles ficaram impressionados com o que viram, e deram o seguinte veredito:
“O caixão foi aberto na presença do Bispo e do Prefeito de Nevers, seus principais representantes e diversos religiosos. Não notamos nenhum odor. 

O corpo estava vestido com o Hábito da Ordem a que pertencia Bernadette. O Hábito estava úmido. Apenas a face, mãos e antebraços estavam descobertos." "A cabeça estava inclinada para a esquerda. A face estava lânguida e branca. A pele estava apegada aos músculos e estes apegados aos ossos.

 As cavidades oculares estavam cobertas pelas pálpebras[...] Nariz dilatado e enrugado. Boca levemente aberta e se podia ver os dentes no lugar. As mãos, cruzadas sobre o peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como suas unhas. As mãos seguravam um terço. Podia se observar as veias no antebraço." "Os pés estavam enrugados e as unhas intactas Quando o Hábito foi removido, e o véu levantado de sua cabeça, pode se observar um corpo rígido, pele esticada[...] Seu cabelo estava com um corte curto e bem preso à cabeça. As orelhas estavam em perfeito estado de conservação[...] O abdome estava esticado, assim como o resto do corpo.

 Ao ser tocado, tinha um som como de papelão. O joelho direito estava mais largo que o esquerdo. As costelas e músculos se observavam sob a pele[...] "O corpo estava tão rígido que podia ser virado para um lado e para o outro[...]" Em testemunho de que temos corretamente escrito esta presente declaração, a qual representa a verdade em sua totalidade. Nevers, 22 de setembro de 1909, Drs. Ch. David, A. Jourdan.”



A segunda exumação do corpo de Santa Bernadete aconteceu 1919, com a presença Doutores Talon e Comte,do Bispo da cidade de Nevers, bem como do Comissário de Polícia. Mais uma vez encontraram o corpo intacto. No dia 18 de novembro de 1923 o Papa Pio XI assina o decreto que reconhece a heroicidade das virtudes de Bernadette. Uma terceira exumação foi efetuada em 12 de Junho de 1925, para a retirada das “Relíquias”, logo após sua beatificação. 

A canonização viria oito anos mais tarde, em 1933.


O corpo intacto de Santa Bernadete pode ser visto no túmulo de Santa Bernadete de Lourdes encontra-se exposto para devoção pública no Convento de Saint Gilard em Nevers. 
Veja o vídeo que mostra Santa Bernadete repousando em seu túmulo:


Fonte: Aleteia

Postagens mais visitadas