Polícia desarticula grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e apreende aeronaves, carros de luxo e R$ 570 mil


A Polícia Civil de Goiás desarticulou um grupo suspeito de atuar no tráfico internacional de drogas. A operação, batizada de "Icarus", prendeu seis pessoas - uma está foragida - e apreendeu diversos bens. A investigação começou após o sumiço de um piloto e descobriu, além de uma vida de muito luxo e ostentação dos integrantes, um esquema que exportava, em média, por mês, cerca de 500 kg de cocaína para países da Europa.

Foram apreendidos durante a ação:

  • 2 jatos executivos
  • 1 helicóptero
  • 11 carros de luxo
  • 8 relógios suíços
  • 1 moto náutica
  • R$ 571 mil em dinheiro (entre notas de reais, dólares e euros)
Ao todo, foram cumpridas 20 ordens de busca e apreensão. As prisões ocorreram em Goiás, Pará e São Paulo. No estado do Sudeste, inclusive, ocorreu a detenção de um holandês radicado no Brasil e considerado o chefe do grupo. 

Para demonstrar a ostentação, a polícia divulgou imagens de dois dos suspeitos em viagem a Dubai, posando ao lado de Ferraris. 

De acordo com as investigações, o grupo contratava pilotos para atuarem na busca de carregamentos de drogas. Eles voavam para países vizinhos, como Bolívia, Colômbia e Peru para trazer drogas para Goiás e Pará, num trajeto conhecido, no âmbito do tráfico de drogas, como "rota caipira".
Posteriormente, o entorpecente era transportado em meio a cargas de produtos com comumente exportados, como mármore, granito e até alimentos, como açaí. 

"Eles vinham do Pará, chegam em Goiás, daqui ela é preparada para ser enviada, principalmente para a Holanda, França, Bélgica e Alemanha, através de produto destinados à exportação como granito, mármore e até gêneros alimentícios. Tem registro deles levando essa droga em cargas de açaí, por exemplo", explica o delegado Thiago Martimiano, que chefiou a operação.


(G1)

Postagens mais visitadas