Setembro amarelo: atividades marcam o mês de prevenção ao suicídio em Ipu


"Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). Com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

No município de Ipu, o mês de setembro amarelou com as inúmeras ações realizadas pelas equipes que fazem o Programa Saúde da Família (PSF) bem como, o Centro de atenção Psicossocial (CAPS). 

Orientações sobre depressão, vida saudável, e prevenção ao suicídio foram debatidos entre os pacientes dos mais diferentes grupos que frequentam as Unidades Básicas de Saúde e o CAPS. As escolas foram visitadas e o trabalho intersetorial foi intenso.

No dia 17 de setembro ocorreu o 1º Fórum de Saúde Mental de Ipu com os seguintes eixos temáticos debatidos:
1.    Automutilação e Suicídio;
2.    Prevenção e Vulnerabilidade;
3.    Educação: Buliyung e Inteligência;
4.    Abordagem e Manejo Clínico Inicial do paciente psicótico na emergência hospitalar;
5.    Assistência Social/cursos de geração de renda;
6.    Atividade física como estratégia terapêutica em Saúde Mental.

Dia 20 de setembro ocorreu no Colégio Monsenhor Gonçalo Lima situado na Avenida José Carvalho de Aragão uma Gincana envolvendo as 03 equipes de Saúde da Família da parte Alta da Cidade: PSF’s: Mina, Alto dos 14 e Alto da Boa Vista, essa ação foi alusiva a Campanha do Setembro Amarelo.

O certo é que praticamente todas as equipes realizaram ações voltadas a essa temática e promoveram a conscientização de inúmeros usuários dos serviços de saúde publico do nosso município. O SETEMBRO AMARELOU e a população foi à grande beneficiada com todas essas ações. No próximo mês, o mês ficará Róseo. O Secretário de Saúde, Glaidson Martins e as Coordenadoras da Atenção Básica e do CAPS agradecem o empenho de todos os envolvidos.

Estatísticas no Brasil

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino).


Galeria de fotos 

Setembro amarelo


Postagens mais visitadas