Cumbuco, Taíba, Flecheiras e Porto das Dunas estão impróprias para banho por causa de óleo

 
 
Sete praias do litoral cearense foram consideradas impróprias para banho devido a ocorrência de manchas de óleo na água ou na areia, segundo boletim extraordinário divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta terça-feira (1º). A autarquia examinou amostras colhidas em 35 praias do Ceará.
No litoral oeste, que vai do Icaraí, no município de Caucaia, ao Preá, no município de Cruz, das 18 praias analisadas pela Semace, cinco foram desaprovadas. São elas:
Cumbuco (Caucaia),
Taíba (São Gonçalo do Amarante),
Paracuru (Paracuru),
Flecheiras (Trairi)
Mundaú (Trairi).
Já no litoral leste, compreendendo trecho entre a Cofeco, em Fortaleza, e a praia da Redonda, no município de Icapuí, o problema foi constatado em duas das 17 praias monitoradas:
Porto das Dunas (Aquiraz)
Pontal de Maceió (Fortim).
Mutirão de limpeza
Mais de 500 litros de óleo foram retirados de nove praias do Ceará em uma operação de limpeza feita por servidores da Semace, após denúncias de manchas oleosas nos locais.
Com o surgimento da substância, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também foi acionado e coletou o material para averiguar.
Banhistas e frequentadores das praias podem denunciar à Semace o aparecimento de substâncias ou animais atingidos pelo óleo, vivos ou mortos, por telefone ou por meio do aplicativo do órgão.
A autarquia mantém uma equipe de plantão para tomar as providências de limpeza e resgate do animal.
A orientação é para que as pessoas não entrem em contato direto com o óleo.
Os telefones para contato são: 0800.275.2233/ (85) 3101.5515/ 3101.5562/ 3101.5580 ou 3452.3083.
 
 
O POVO

Postagens mais visitadas