Levantamento feito pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon-CE) e pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) mostra as dez empresas mais reclamadas pelos clientes neste ano, até agora, em cada um dos órgãos.
O Decon-CE já realizou 28.416 atendimentos em 2019. As empresas com o
maior número de reclamações são Enel Distribuição Ceará, concessionária
de energia do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e
Banco Bradesco Cartões. Já o Procon Fortaleza recebeu 18.247 queixas,
sendo Enel, Cagece e Oi Móvel as três primeiras colocadas do ranking.
Entre as reclamações mais comuns, estão cobrança indevida/abusiva,
produto com vício, dúvida sobre cobrança, cálculo de prestação/taxa de
juros e valor de reajuste da mensalidade do serviço.
Confira o ranking
Decon-CE (reclamações feitas de 1/1/2019 até 24/10/2019)
- Enel Distribuição Ceará - 3.725 queixas
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) - 3.352
- Banco Bradesco Cartões - 966
- Oi Móvel - 888
- Banco Bradesco - 822
- Banco do Brasil - 699
- Tim Celular - 680
- Caixa Econômica Federal - 676
- Telefônica Brasil (Vivo) - 625
- Banco Itaucard - 551
Procon Fortaleza (reclamações feitas de 1/1/2019 até 30/9/2019
- Enel Distribuição Ceará - 2.112 queixas
- Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) - 1.297
- Oi Móvel - 753
- Tim Celular - 431
- Telefônica Brasil (Vivo) - 354
- Telemar Norte Leste (Oi) - 243
- Banco Bradescard - 229
- Via Varejo (Casas Bahia) - 203
- Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda - 194
- Banco Bradesco - 189
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