Aracoiaba terá eleição para prefeito e vice neste domingo, 1º; candidato é irmão de Safadão


O município de Aracoiaba (CE) vai às urnas neste domingo, 1º, das 8h às 17h, para eleger prefeito e vice-prefeito. A eleição suplementar é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decorrência de cassação do diploma do prefeito Antônio Cláudio em agosto de 2018.

Ele e a vice-prefeita Maria Valmira Silva de Oliveira, conhecida como Dona Bill e mãe do cantor Wesley Safadão, foram julgados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016. Na época, a chapa foi acusada de compra de ambulâncias para a cidade com dinheiro público, porém registrada como doação pessoal de Dona Bill.

Por recurso, a ordem de cassação foi suspensa e a chapa atuou nos cargos até 24 de setembro de 2019, quando o TSE revogou a liminar e convocou novas eleições. Agora, Antônio Cláudio e Dona Bill estão inelegíveis por oito anos por decisão do TRE/CE.

Quase 23 mil eleitores estão aptos a votar nas duas coligações concorrentes aos cargos. Uma delas, a "Um novo tempo vai começar", lança como candidato a prefeito Wellington Silva de Oliveira, irmão de Safadão e filho de Dona Bill, e José Wilson Dantas da Silva como vice. A coligação é integrada por mais de 20 partidos, entre eles o Partido Social Cristão (PSC), pelo qual o pai de Wesley, Wellington Nonato da Silva, foi eleito como vereador de Aracoiaba.

A outra chapa concorrente é a "Unidos para reconstruir Aracoiaba”, que lança Thiago Campelo Nogueira como candidato a prefeito e Selma Maria Bezerra Gomes como vice. A coligação é composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).


(O Povo)

Postagens mais visitadas