Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 8 de novembro de 2019



No dia 07 de novembro de 2019 os representantes da Diocese de Sobral estiveram no Palácio da Abolição para reunião com o governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana. A reunião teve como pauta o pedido da revogação do Decreto nº 33.281, de 23 de setembro de 2019, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação o imóvel da Diocese de Sobral, onde se localiza o Campus da Betânia, no qual funciona a Universidade Vale do Acaraú - UVA.

O referido pedido se deu em virtude da posição contrária dos representantes da Diocese de Sobral à desapropriação do Campus da Betânia, que é um monumento histórico, religioso e cultural.

No momento, o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos explanou as preocupações advindas da publicação do decreto mencionado, principiando resguardar um patrimônio histórico, cultural e religioso para a cidade de Sobral e para a Diocese. Descreveu que recebeu grande volume de manifestações de  angústia por parte da população sobralense e da região Norte após a publicação do decreto e que o clero reuniu-se por meio do Colégio de Consultores para abordar a matéria.

 A maioria do colegiado defendeu a importância da Diocese atuar de forma célere para fins de reverter o decreto desapropriatório.

 O Governador Camilo Santana descreveu que compreende a necessidade de que a desapropriação de prédio de tamanha importância histórica seja discutida de forma séria e compromissada, respeitando a participação da Diocese de Sobral nessa análise.

O Governador mostrou-se sensível à causa apresentada e defendeu a preservação de uma política de diálogo respeitoso entre as instituições e informou que acatará o pleito e revogará o Decreto nº 33.281, de 23 de setembro de 2019.

A Diocese de Sobral foi representada pelo Bispo Diocesano: Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, pelo Ecônomo: Revmo. Pe. Raimundo Nonato Leonardo Bastos, pelo Diretor do Setor de Patrimônio: Revmo. Pe. José Airton Liberato, que foram assessorados pelo escritório de advocacia Angelim & Silva Advogados Associados, integrado pela Dra. Aline Angelim, Dra. Adriana do Vale, Dr. Kelson Albuquerque e Dra. Sávia Angelim.

Os representantes foram acolhidos de forma cordial e agradeceram ao Excelentíssimo Governador Camilo Sobreira de Santana pela receptividade e pelo deferimento do pedido. Ao final, os presentes fizeram uma oração e registraram o momento.


Credito das fotos: Assessoria de Imprensa do governo do Estado do Ceará.
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire