Praias do Ceará estão limpas de manchas de óleo, diz Marinha


A Marinha do Brasil afirmou que as praias do Ceará, Pernambuco e Paraíba estão limpas de óleo, após ações realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Operações de limpeza ainda estão em andamento em Sergipe, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada em nota na última quinta-feira (31). 

Manchas de óleo foram encontradas no litoral nordestino desde o fim de agosto e início de setembro. O piche já atingiu mais de 20 praias do Ceará, entre elas, pontos turísticos como Canoa Quebrada, Icapuí e Morro Branco. O estado já registrou a morte de 44 tartarugas desde a primeira aparição de manchas. Até o dia 26 de outubro, haviam sido retiradas quatro toneladas de óleo das praias cearenses, de acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O petróleo cru tem sido reaproveitado em uma fábrica do sertão cearense. 

Em operação da Polícia Federal, as análises das manchas de óleo realizadas pela Marinha constataram que o material é originário de campos petrolíferos da Venezuela, transportados por um navio tanque grego. 

Operações de limpeza seguem nas praias que ainda têm vestígios de óleo: Nísia Floresta e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte; Japaratinga e Piaçabuçu, em Alagoas; Aracaju, em Sergipe; e Cairu, Ilhéus, Moreré, Camaçari e Trancoso, na Bahia. A Marinha afirmou que a situação em Alagoas é moderada e nos outros três estados, leve. Além disso, há uma ação preventiva na região baiana de Abrolhos. 

De acordo com a Marinha, já participaram das operações de limpeza mais de 3 mil militares, 26 navios e seis helicópteros.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas