Jovem grávida de Guaraciaba do Norte e bebê morrem durante parto em São Paulo; família suspeita de negligência


Uma jovem natural de Mocambo, distrito de Guaraciaba do Norte  morreu durante parto em São Paulo. A família da jovem, que reside atualmente na Vila São José, em Diadema, São Paulo, acusa o Hospital Municipal da cidade, mais conhecido como Piraporinha, de negligência pela morte de mãe e bebê, sábado (25/01). 

A jovem foi levada ao Hospital Piraporinha e a família acusa a equipe médica de “negligência pela morte de mãe e bebê”. O velório de Vitória começou nesta sexta-feira (24/01) à noite, no Cemitério Municipal de Diadema, onde houve o sepultamento às 11h.Parentes afirmam que o hospital ignorou os apelos da família para a realização cesariana na adolescente, com urgência. Houve registro de BO (Boletim de Ocorrência). 

Na polícia, marido da jovem, o rapaz Gabriel Lima da Silva, 21 anos, afirmou que houve “acompanhamento pré-natal na unidade de saúde”. O BO diz que a possível causa do óbito da adolescente teria sido deslocamento de placenta e hemorragia pós-parto, de acordo com apontamentos no atestado médico. O boletim foi registrado como morte suspeita e encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal) para a realização de exames. Apenas daqui três meses o laudo estará concluído. Segundo familiares, Vitória foi internada às 10h de quarta-feira (22/01), porque sentia fortes dores e contrações. 

Os parentes afirmam que a equipe de enfermagem teria deixado a gestante em observação, aguardando a dilatação, “induzindo o parto normal”. Um ultrassom foi feito e a informação é de que o coração do bebê não estava batendo. Diante da constatação, foram realizados exames preparatórios para o parto, só que Vitória passou a ter hemorragia. De acordo com os parentes da adolescente, às 19h da quarta-feira, foram informados de que o bebê havia nascido morto e que Vitória foi levada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

A família só foi informada sobre a morte de Vitória por volta das 11h de quinta-feira. Os parentes e amigos tanto em São Paulo, como na região do município de Guaraciaba do Norte pedem a investigação do caso. Suspeitam de negligência e pedem justiça. 

A Prefeitura emitiu nota oficial na qual lamenta o fato e disse que prestará assistência à família da adolescente Leia a íntegra da nota: “A Prefeitura de Diadema se solidariza com a família e lamenta o óbito da jovem de 15 anos, ocorrida na tarde desta quinta-feira (23/01). A moradora deu entrada no Hospital Municipal de Diadema (HM), na manhã de quarta-feira (22/01), sendo encaminhada prontamente para o setor especifico do seu atendimento. Com evolução da internação, a paciente apresentou grave intercorrência clínica e, mesmo tendo sido garantidos todos os procedimentos previstos em protocolos, evoluiu para óbito na quinta-feira (23/01). 

A equipe do HMD ressalta que os cuidados e procedimentos necessários foram realizados para preservar a integridade da menor. Visando garantir o sigilo médico da paciente assim como a privacidade da jovem, outras informações somente poderiam ser repassadas mediante autorização dos responsáveis. Neste momento difícil, a Prefeitura está prestando assistência e disponibilizando as informações necessárias e solicitadas à família. A Prefeitura de Diadema, em especial os funcionários que acompanharam a jovem, lamentam e se solidarizam com a família, prestando a assistência necessária.”


BlogProfcarlosPereira

Postagens mais visitadas