Morre Neil Peart, o célebre baterista do Rush


Baterista e letrista do Rush , uma das maiores bandas de rock da história, o canadense Neil Peart morreu na terça-feira, em Santa Monica, na Califórnia, aos 67 anos. A causa foi um câncer no cérebro, conhecido como glioblastoma, contra o qual ele vinha lutando há três anos, de acordo com Elliott Mintz, porta-voz da família Peart. Um representante do Rush confirmou a notícia do falecimento na tarde desta sexta-feira, e a banda soltou um comunicado oficial em suas redes sociais.
"Pedimos para que amigos, fãs e a imprensa respeitem a necessidade da família por privacidade e paz nesse momento extremamente doloroso e difícil. Aqueles que gostariam de expressar as suas condolências podem escolher um grupo de pesquisa sobre o câncer ou uma instituição de caridade para fazer uma doação em nome de Neil", pediu o Rush na nota.
Considerado um dos melhores bateristas da história do rock, com um estilo exuberante e técnico (que inspirou entre o público a prática do air drumming , de imitação do seu jeito de tocar), ele se juntou ao cantor e baixista Geddy Lee e ao guitarrista Alex Lifeson no Rush em 1974. Suas letras inspiradas em ficção científica, magia e filosofia ajudaram a tornar o trio uma das principais bandas da era clássica do rock, sempre com sentimentos individualistas e libertários que criaram canções inesquecíveis como "Tom Sawyer" e "Freewill".
Autodidata e compositor de mão cheia, Peart era também um escritor — ele lançou livros sobre suas viagens e suas memórias.
Em mais de 45 anos de carreira, o Rush fez turnês por arenas e estádios, e emplacou mais de uma dúzia de álbuns de platina.
Na vida pessoal, Peart enfrentou uma série de infortúnios. Em 1997, sua filha Selena, então com 19 anos, morreu num acidente de carro enquanto dirigia para a faculdade, em Toronto. Apenas cinco meses depois, a mãe de Selena — Jackie, companheira de Peart por 23 anos — foi diagnosticada com câncer terminal, sucumbindo rapidamente.
Desolado, o música avisou aos companheiros de banda que deveriam considerá-lo aposentado, e embarcou numa viagem de motocicleta solitária pelos Estados Unidos. Ele se casou novamente em 2000, e retornou ao Rush em 2001.
Com a banda, Neil Peart fez um lendário show do Maracanã, em 2002. A banda fez a sua última turnê em 2015 e três anos depois anunciou seu afastamento dos palcos para que o baterista pudesse passar mais tempo com a família.
Peart deixa a mulher, Carrie, e a filha Olivia.
Artistas prestam homenagem
A morte de Peart comoveu fãs, colegas e amigos nas redes sociais ao longo desta sexta-feira. A lenda Brian Wilson, dos Beach Boys, escreveu: "Acabei de saber da morte de Neil Peart. Me sinto realmente mal com isso. Ele era muito novo. Neil era um dos melhores bateristas de todas e deixará saudades. Amor e solidariedade para sua família".
Chuck D, do Public Enemy, relembrou a noite que passou com o baterista quando as duas bandas entraram para o Hall da Fama do Rock. "Era o final de uma noite doida no Hall da Fama em 2013 quando, quando Rush e Public Enemy foram incluídas. Estávamos apenas eu e Neil Peart conversando e rindo baixo aliviados numa pequena mesa nos bastidores, compartilhando um momento único sem muitas palavras. Descanse em beats, meu amigo", publicou o rapper.
O Globo

Postagens mais visitadas