Saiba mitos e verdades sobre o novo coronavírus

 


O Brasil monitora 182 casos suspeitos do coronavírus, até esta sexta-feira (28), segundo o Ministério da Saúde. Um já foi confirmado. No Ceará, seis ocorrências estão sendo supervisionadas. 
Com o avanço do vírus, diversas informações falsas são divulgadas a respeito. O Sistema Verdes Mares reuniu as principais dúvidas e desmistifica as informações, que são importantes na prevenção da doença.


É perigoso abrir encomendas e cartas que chegam da China.
Mito. O vírus não sobrevive muito tempo em objetos, portanto, não há riscos. 
As máscaras não protegem do coronavírus.
Mito. As máscaras são protetoras, mas não evitam a doença. Nariz e boca devem estar protegidos e a máscara deve ser trocada caso esteja úmida. 
O vírus não se propaga em climas quentes.
Mito. Especialistas confirmam que o vírus é de clima frio, mas também é capaz de se propagar, com dificuldade, em climas quentes. O vírus também é ultrassensível à radiação do sol e à luz ultravioleta, mas, não é impossível que haja uma epidemia em lugares com estes climas.
A vacina da pneumonia protege contra o coronavírus.
Mito.
A vacinação é recomendada por evitar doenças respiratórias, mas ainda não existe uma vacina específica contra o Covid-19, mas mais de 20 já estão em teste, segundo a OMS.
O Covid-19 é transmitido por picadas de mosquito.
Mito.
A transmissão é feita, principalmente, pelo contato com pessoas infectadas, através de gotículas expelidas quando a pessoa doente tosse ou espirra, explica a OMS. Não existe qualquer evidência que suporte a alegação de que este vírus pode ser transmitido através de insetos.
Mesmo com máscaras, as pessoas podem ser contagiadas.
Verdade.
Não é só pelas vias respiratórias que podemos nos contaminar com o vírus. Se caso uma pessoa estiver com máscara em um transporte coletivo, e encostar em um local contaminado com as mãos e coçar os olhos, pode ser contaminada.
Qualquer pessoa pode contrair o coronavírus.
Verdade.
Apesar de idosos e pessoas com alguma doença de base (como diabetes e problemas cardíacos) estarem no grupo de risco, não é impossível que o vírus contamine outras pessoas, inclusive crianças.
A máscara N95 é a mais apropriada para a prevenção do novo vírus.
Verdade.
Essas máscaras são diferentes das comuns máscaras cirúrgicas, com a N95, mesmo que gotículas não conseguem entrar em contato com a pele de quem usa. 
Ainda não existe tratamento específico.
Verdade.
Apesar de não existir tratamento específico, é indicado repouso e ingestão de bastante água. Analgésicos e antitérmicos também estão sendo utilizados para tratar a doença.
Os sintomas são parecidos com os de uma gripe normal.
Verdade.
Os sintomas são: febre, tosse e falta de ar. Os processos de cura também são semelhantes aos da gripe. 

Coronavírus

A disseminação de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus provoca várias dúvidas. Mas, não há motivo para desespero, reforça o infectologista Danilo Campos. Um dos esclarecimentos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que pessoas que não tenham sintomas respiratórios não precisam utilizar máscara cirúrgica.
Essa não é a primeira vez que o mundo entra em alerta por causa de uma doença. Nos últimos séculos, várias epidemias amedrontaram a população e deixaram número de vítimas em grandes proporções.

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas do mês