Vaticano autoriza processo de beatificação de monsenhor Waldir, santo popular no Ceará

 
 
A Diocese de Sobral, na região Norte do Ceará, recebeu nesta sexta-feira (7) o "Nihil Obstat’ (nada obsta), documento emitido pela Santa Sé e autoriza a abertura da Causa de beatificação e canonização do monsenhor Waldir Lopes de Castro, falecido em 2001. Com isso, o Vaticano elevou o sacerdote nascido em Sobral à condição de “Servo de Deus”. Waldir Lopes de Castro tem fama de santo popular, especialmente na cidade de Marco, onde viveu.
O advogado e especialista em Direito Canônico José Luís Lira, que também é vice-postulador da Causa, explica que o Nihil Obstat é um documento formal, redigido em latim e dirigido ao bispo indicando que, após investigação de todos os setores do Vaticano, não foi encontrado nada que impeça a abertura do processo de beatificação. “É a partir deste documento que o candidato à santidade passa a ser chamado Servo de Deus e tem a investigação livre para desenrolar-se até o fechamento do processo”, detalha.
Depois disso, será constituído pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, da Diocese de Sobral, o tribunal eclesiástico diocesano. “Vai aferir as qualidades, as virtudes e constatar toda a vida do Servo de Deus", explica. Após a conclusão da fase diocesana, os documentos são encaminhados para o Vaticano, onde inicia-se a fase romana.
Nascido em Sobral no dia 2 de fevereiro de 1931, Monsenhor Waldir iniciou suas atividades sacerdotais como cooperador da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, na sua cidade natal. Foi professor do Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José.
Faleceu em 22 de dezembro 2001, enquanto fazia caminhada, vítima de acidente automobilístico. Ele chegou a ser socorrido e para Santa Casa da Misericórdia de Sobral, mas não resistiu. Após sua morte, ganhou fama de santidade em Marco.
G1 CE

Postagens mais visitadas