Coronavírus | Prefeitura de Sobral usa a guarda municipal para fazer cumprir a quarentena social








O Prefeito de Sobral Ivo Gomes, por meio da Coordenadoria Municipal de Transito(CMT), publicou nesta terça (20), uma nota informando a população que a partir das 0h do dia 21 de março, neste sábado, está suspensa a entrada de carros de horários no município de Sobral. 


A Cidade de Sobral, por ter o maior fluxo de pessoas oriundas de outros municípios da região metropolitana, além dos vários distritos e comunidades rurais do município, foram surpreendidos nesta manhã de sábado (21), por barreiras da Guarda Civil Municipal, que foram montadas nas principais vias de acesso da cidade, para evitar a entrada de pessoas que utilizam os carros de horários.

As medidas preventivas buscam fazer cumprir as orientações dos decretos da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado, que estabelece as punições, entre outras providências, a quem descumprir ordens médicas e das autoridades sanitárias por conta proliferação do novo coronavírus.

Pela legislação brasileira, o descumprimento são crimes de menor potencial ofensivo. Não cabe atuação ou mesmo a prisão do infrator inicialmente. Mais o bom senso deve prevalecer para evitar a circulação do vírus.

O alerta agora é para a população dos distritos de Sobral, que estão recebendo parentes oriundo dos grandes centros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e outras áreas do país. Muitos foram dispensados dos trabalhos devido as orientações sanitárias para quarentena, embora sem qualquer sintomas, eles estão vindo de locais com grande quantidade casos confirmados.

Sabe-se, que alguns estão tendo dificuldades para encontrar passagens, mais outros decidiram viajar de carros próprios e estão chegando nos distritos e precisam maiores atenções das equipes de saúde locais, identificarem esses conterrâneos e propor a eles quarentena sem o convívio social, já que nos distritos tem muitos idosos no quadro risco.

Postagens mais visitadas