Sesa suspende cirurgias de menor grau de complexidade durante pandemia do coronavírus no Ceará


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) definiu que cirurgias que "tratem de lesões benignas e que possuam caráter de eletividade bem definido" estão suspensas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Ceará. Procedimentos odontológicos e atendimento eletivo em ambulatórios e policlínicas, estão suspensos desde o dia 19 de março.


Cirurgias de maior grau de complexidade, como de tratamento contra câncer e procedimentos que possam resultar no agravamento do quadro clínico do paciente estão mantidas. Após o surto, a realização de cirurgias deve obedecer a novas regras.


"A retomada das cirurgias eletivas suspensas, quando autorizadas, deverá observar a ordem cronológica dos procedimentos, a contar do início da suspensão", diz texto publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, na edição desta sexta-feira, 20, do documento.


A medida vem para conter o avanço da pandemia e auxiliar profissionais de saúde, que podem se dedicar ao tratamento de pacientes com coronavírus. Em outra ação da Sesa, a secretaria assumiu a administração do Hospital Leonardo da Vinci, unidade particular que estava desativada, para concentrar o atendimento a casos de coronavírus no Estado a partir deste domingo. 


As informações sobre a remarcação ou suspensão dos procedimentos serão unificados em um sistema entregue às unidades de saúde pela Secretaria da Saúde. Na hipótese de o hospital não conseguir contato com o paciente da cirurgia, esta deve ser mantida, conforme a portaria.


O POVO

Postagens mais visitadas