Ceará recebe 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para equipar UTIs públicas no Estado


O Governo Federal enviou 15 respiradores ao Ceará destinados às novas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) do Hospital Leonardo da Vinci, unidade pública de saúde reativada exclusivamente para o tratamento da Covid-19. A informação foi divulgada pelo próprio governador do Estado, Camilo Santana, em suas redes sociais, na manhã deste domingo (19).

O chefe do executivo estadual já havia declarado, neste sábado (18), que o Hospital Leonardo da Vinci teve os leitos de UTI ampliados de 30 para 59. A meta, segundo Santana, é chegar a 130 UTIs somente nesta unidade.

"Chegada de mais 15 respiradores para equiparmos novas UTIs públicas no Ceará. Esses novos equipamentos reforçarão o nosso Hospital Leonardo da Vinci, aberto pelo Governo do Estado para atendimento de pacientes com coronavírus. O envio foi feito pelo Governo Federal", afirmou Camilo, em postagem no Twitter.

Na mesma rede social, o recém empossado ministro da saúde, Nelson Teich, confirmou o envio dos equipamentos para o Ceará e ainda de outros 25 para estados "mais necessitados", como Amazonas e Pernambuco. 

"Enviamos hoje respiradores aos estados mais necessitados. CE e AM receberam 15 e PE 10. Produzidos no Brasil. O MS e o Governo Federal estão mobilizados para apoiar os Estados e municípios no enfrentamento desta crise. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance! A capital cearense concentra a maioria dos registros, com 2.588 casos. No total, a Covid-19 foi diagnosticada em 91 municípios cearenses", declarou o ministro. Os casos no Ceará foi atualizado e já ultrapassaram os 3 mil, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Na noite do último 10 de abril, um avião C-105  da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Fortaleza trazendo outros 30 respiradores para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. A aeronave partiu de Guarulhos, em São Paulo, trazendo uma carga com os equipamentos que totalizavam 1,5 tonelada.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas