Devido à pandemia de Covid-19, Secult cancela calendário de festejos juninos no Ceará

 
 
A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) cancelou edital que convocava quadrilhas juninas para o ciclo junino no Estado. A decisão foi comunicada nessa segunda-feira, 20, e está em conformidade com o Decreto n.º 33.510, de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência em saúde no Ceará pela pandemia de Covid-19.
O edital foi lançado no dia 5 de março, duas semanas antes das medidas restritivas de isolamento social serem implementadas pelo Governo do Ceará. Com o cancelamento, as inscrições de quadrilhas ficam invalidadas. O investimento da Secult no projeto foi de mais de R$ 3 milhões.
Segundo a pasta, o calendário dos Festejos Ceará Junino mobiliza muitas pessoas pelo Estado, ocasionando aglomeração de milhares de pessoas "entre brincantes, profissionais e o público em geral". As recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância de evitar aglomerações para impedir o avanço da Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o Ceará tem 3.487 casos confirmados e 206 óbitos por causa do novo coronavírus. Os dados foram atualizados às 17h do dia 20 de abril.
A Secult afirma que avaliará a possibilidade de realizar ações específicas para fomentar o trabalho dos grupos de tradição popular cearenses. Ainda, promete que o próximo ciclo junino será uma "grande festa de renovação e celebração da vida, movimentando a economia da cultura do festejo e mobilizando uma rede criativa e produtiva de pessoas e instituições".
O Povo Online

Postagens mais visitadas