ICMBio registra nascimento de mais de 120 filhotes de tartaruga marinha em Jericoacoara


As areias de Jericoacoara, no litoral cearense, foram palco do nascimento de 128 filhotes de tartaruga marinha, nesta quinta-feira (23). Equipes técnica e do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) registraram a eclosão dos ovos em um ninho que vinha sendo monitorado desde o início de março. 

"Ao todo, foram encontrados restos de 140 ovos, dos quais 128 filhotes nasceram espontaneamente durante a madrugada”, informou o Instituto. “O ninho foi aberto, para verificação, pela Analista Ambiental Alessandra Fontana, que encontrou um filhote ainda vivo, e um ovo que, ao ser retirado, a tartaruguinha nasceu em sua mão”. No início do mês, a equipe do ICMBio mapeou a desova no local, conhecido como Ponta da Pedra, próximo à Praia da Malhada. 

Além dos já eclodidos, foram encontrados 12 ovos que não finalizaram seu desenvolvimento. A ação contou, ainda, com a participação dos voluntários Cid Costa Neto e Hudson Bianckinni. Técnicos do órgão ouvidos pela reportagem no início do mês comentaram que, apesar do topônimo de "toca de tartaruga", o local ainda registra poucas desovas.  


(G1/CE)

Postagens mais visitadas do mês