Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 1 de maio de 2020


Para mapear com precisão a quantidade de casos de coronavírus, a Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, ampliou a realização de testes em todo o território cearense. A estratégia tem como objetivo monitorar a incidência de Covid-19 e, com isso, traçar as medidas necessárias para fortalecer o enfrentamento à doença.

O Ceará adquiriu mais 300 mil testes rápidos para o diagnóstico de Covid-19. Por enquanto, profissionais das áreas da saúde e da segurança pública e pessoas com quem eles dividem a mesma residência terão prioridade para realizar o exame. Pacientes que apresentam sintomas da doença há mais de sete dias também serão testados. “Nós estamos enfrentando esse momento com coragem, honestidade e transparência. Essa aquisição vai possibilitar dar mais agilidade ao diagnóstico”, ressalta o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Comprados diretamente da China, os testes rápidos chegaram ao Ceará no último domingo (26) em um avião fretado pelo Governo do Estado. A aeronave trouxe, ainda, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para reforçar a segurança dos profissionais de saúde. O governador do Ceará, Camilo Santana, destacou a importância do investimento.

“A intenção é expandir ainda mais a testagem no Ceará. Além dos mais de 300 mil testes rápidos, o Governo adquiriu quase 90 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a rede estadual de saúde”, diz o governador Camilo Santana.

O diagnóstico para Covid-19 pode ser feito por meio de duas metodologias: sorológica ou por testes rápidos. No Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública estadual, são habilitados para realizar o diagnóstico laboratorial da doença. Até 28 de abril, mais de 23 mil exames foram realizados.


(Governo do Estado do Ceará) 
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire