Família tenta encontrar corpo de idosa trocado após morte em UPA de Fortaleza


A idosa Raimunda de Paula Melo, 90 anos, faleceu às 16h de quarta-feira (13), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Itaperi, em Fortaleza. Na manhã desta quinta-feira (14), às 8h, a família foi buscar o corpo para o sepultamento, marcado para às 11h, mas deparou-se com o o "desaparecimento" do cadáver. 

Só às 16h, após buscar ajuda policial, a família foi comunicada que a unidade hospitalar cometeu o erro, que ocasionou que o corpo da mulher tenha sido levado por outra família. A família de Raimunda de Paula Melo segue em busca do corpo da idosa para realizar o sepultamento. 

Raimunda de Paula Melo, que sofria de Alzheimer, estava há três dias sem se alimentar, o que a levou a desidratação. Debilitada, a idosa foi levada pela família à UPA do Bairro Itaperi, mesmo com mesmo com medo por ela ser grupo de risco do novo coronavírus. De acordo com a neta da mulher, Sarah de Melo, o atendimento não foi imediato. “Eles responderam que só poderiam atender em caso de morte, foi quando dentro do carro a minha avó faleceu nos meus braços”. 

Depois disso, ela foi levada para dentro da unidade de saúde. “Foi tarde, mas mesmo assim eles levaram ela, tentaram reanimar. Fizeram as reanimações e ela não respondeu”, contou a neta. Ainda no fim da tarde da quarta-feira (13) tiveram a morte da idosa confirmada, por meio da assistente social do local. 

“A assistente social ontem mesmo conversou comigo, perguntou os dados pessoais dela, tudo que precisava para fazer o formulário. E aí ela falou assim 'olha, amanhã você vem só para reconhecer o corpo com a funerária para você poder fazer o enterro'”, relata. 

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirma que o corpo de Raimunda de Paula Melo foi liberado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta quarta-feira (14), para sepultamento, após reconhecimento, de forma incorreta, "de um familiar que também sofreu lamentavelmente uma perda na mesma unidade de saúde". "A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que concluiu todos os procedimentos de reconhecimento cadavérico, que somente os familiares podem realizar", diz.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas