Funceme registra chuva em mais de 90 municípios do Ceará; a maior do dia ocorreu em Ererê


A segunda quinzena de maio continua com registros de chuvas no Ceará. Entre as 7 horas deste sábado (23) e 7 horas deste domingo (24), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em mais de 90 municípios. 

De acordo com a Funceme, as dez maiores precipitações nas últimas 24 horas foram observadas em Ererê (58mm), Canindé (42mm), Brejo Santo (36mm), Granjeiro (35.2mm), Tejuçuoca, Pedra Branca e Lavras da Mangabeira, cada um com (30mm), Quixeramobim (29mm), Ararendá (28mm) e Itapiúna (27.4mm). 

Até a próxima terça-feira (26), a Funceme prevê predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões. “As chuvas observadas nos últimos dias decorrem de áreas de instabilidade no Oceano Atlântico e no setor Leste da região Nordeste”, explicou a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema que traz precipitações para o Ceará durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio), mas desde o início do atual mês, afastou-se da costa cearense, deixando de influenciar na ocorrência de chuva. 

A média histórica para este mês, o último da quadra chuvosa, é de apenas 90.6mm. “É a menor da quadra chuvosa”, observa o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. Os dados parciais da Funceme indicam que até este domingo (24) foram observados em média 73.3mm, ou seja, há um desvio negativo de 19.1%. Mas ainda faltam seis dias para o fim do período.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas