Polícia Civil deflagra operação contra suspeitos de aplicar golpes em agências bancárias


Uma operação para o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão contra um grupo suspeito de integrar uma organização criminosa com atuação interestadual foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (13). A ofensiva foi desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Crateús e Delegacia Municipal de Novo Oriente, com o apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI), por meio do 5° Distrito Policial (DP) de Teresina. As ações policiais foram realizadas nas cidades de Novo Oriente e Crateús, municípios da Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. Durante a ação, diversos cartões bancários de terceiros foram encontrados em uma das residências dos investigados.

De acordo com levantamentos policiais, o grupo é investigado por integrar uma organização criminosa voltada para a prática de crimes de estelionato e furto mediante fraude. São eles: Brener Dias Pessoas (23), com passagens por receptação, porte ilegal de arma de fogo e crime contra a administração pública; Leonardo Resende Cavalcante (23), vulgo “Léo Pop”, com diversas passagens por roubo e receptação; Francisco Janildo Mota Rodrigues (36), conhecido como “Xuxu”, e Manoel Alves de Oliveira (44), os dois últimos sem antecedentes no Ceará.

Conforme investigações, o grupo vinha atuando dentro de agências bancárias, na cidade de Teresina, no Piauí, trocando os cartões e sacando dinheiro das vítimas durante operações em caixas eletrônicos. Ainda de acordo com a Polícia Civil, quando a vítima terminava a transição, os suspeitos colocavam um papel falso na máquina e informavam que havia saído algo de dentro. No papel, constava um aviso de que o cartão seria bloqueado e que a vítima precisaria realizar algumas instruções. Nesse momento de distração, os suspeitos trocavam o cartão por outro falsificado e observavam as senhas digitadas.

Na manhã de hoje (13), após cumprirem quatro mandados de busca e apreensão, diversos cartões bancários com nomes de outras pessoas foram apreendidos pelos policiais civis na casa de Janildo, localizada em Novo Oriente. As equipes seguem realizando diligências para capturar outros suspeitos já identificados e que, até o momento, se encontram foragidos.



(SSPDS)

Postagens mais visitadas