Ciclone bomba se aproxima e coloca RS sob alerta meteorológico


Um ciclone com ventos fortes e temporal deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas. O fenômeno é conhecido como "ciclone bomba", segundo alerta a MetSul, e deve alcançar o estado entre esta terça (30) e a quarta-feira (1°).

Queda de árvores e destelhamentos são esperados. Além disso, há uma possibilidade, ainda que baixa, de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, segundo a Metsul. A temperatura deve cair em todo o estado, e a chuva deve chegar a toda região Sul.

"Trata-se de um ciclone que ocorre quando há uma frente fria associada a um centro de baixa pressão", diz o meteorologista Gilsane Costa Pinheiro, do CPPMET (Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas) da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas).

De acordo com Pinheiro, o fenômeno é comum nesta época do ano. A frente fria, que já atinge o Rio Grande do Sul, vem da Argentina, enquanto o centro de baixa pressão se desloca do Paraguai, explica a meteorologista.

"Tivemos calor histórico há poucos dias, e estamos tendo incursão de uma potente massa de ar polar. 'Ciclones bomba' são muito comuns no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos e também são gerados pelo contraste de temperatura. Na América do Sul, eles geralmente se formam em latitudes mais ao Sul do que está se formando. Esta é a condição atípica", disse Estael Sias, meteorologista, em vídeo divulgado pela MetSul.

Outra característica atípica, segundo Sias, é a velocidade de formação do fenômeno. O ciclone pode influenciar o tempo também do Sudeste.

Os ventos podem superar os 100km/h segundo Sias. Em Porto Alegre, os ventos podem chegar a 80km/h.

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas