Estudo com uso de hidroxicloroquina em profissionais da saúde começa na próxima semana


Integrantes do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), começam, a partir da próxima semana, a coletar informações sobre os profissionais da saúde atuantes em hospitais públicos e privados, UPAs e postos de saúde do Ceará, que queiram participar voluntariamente de um estudo clínico sobre o uso preventivo de hidroxicloroquina para coibir o contágio por Covid-19. A pesquisa será desenvolvida ao longo de três meses. Só então, será possível ter resultados a respeito do uso profilático do remédio para essa finalidade.

Os pesquisadores, explica o diretor do NPDM, médico e professor da Faculdade de Medicina da UFC, Odorico de Moraes, investigam a hipótese que de que o medicamento possa ter um efeito antiviral. O estudo clínico terá financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que disponibilizará R$ 500 mil para o custeio

As direções das unidades de saúde serão comunicadas, de acordo com o médico, para que informem aos profissionais que desejam participar do estudo. Ao todo, a pesquisa deverá investigar 400 trabalhadores da saúde. “Existem várias tentativas de se fazer esse estudo fazendo a profilaxia, porque a hidroxicloroquina tem um efeito viricida. Então, se você dá uma dose de manutenção e os níveis sanguíneos se mantenham constantes com aquela atividade antiviral, é possível que você consiga o efeito profilático dela”, explica o médico.

Requisitos

Para participar do estudo, o profissional não pode ter sido contaminado pela Covid-19. Nem deve estar fazendo uso de nenhum outro medicamento antiviral, esclarece Odorico. Cada participante fará o testes para saber a atual condição e se já teve anteriormente a doença. “A pessoa vai receber o medicamento para poder usar conforme o nosso protocolo. Vamos acompanhando e fazendo os exames. Antes, ele tem que se submeter a alguns exames para ver como está a saúde”. Um dos pré-requisitos é a realização de eletrocardiograma, que será novamente feito após a aplicação das primeiras doses. 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas