Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 13 de junho de 2020


"Duas pessoas que fazem muito por essa cidade”, dizia um vocalista de uma conhecida banda de forró em apresentação musical ao vivo transmitida nas redes sociais no último sábado (6) em referência ao deputado federal Junior Mano (PL) e ao prefeito de Nova Russas, Rafael Pedrosa (PL). No mesmo dia, o deputado federal Eduardo Bismarck e o prefeito de Aracati e pai do deputado, Bismarck Maia (PDT), eram elogiados na live de outro cantor, na qual também foram citados o senador Cid Gomes e o irmão, Ciro Gomes, ambos do PDT. Desde o início da pandemia, os shows caíram no gosto de quem está confinado em casa e têm sido palco também de citações a figuras políticas no Ceará, o que acende sinal de alerta a órgãos de fiscalização. 

Por se tratar de ano eleitoral, há uma série de regras de adequação de conduta para gestores públicos e pré-candidatos no que diz respeito à comunicação nas redes sociais. Os elogios e citações em uma transmissão ao vivo não são um problema, porém o Ministério Público Eleitoral (MPE) ressalta que há restrições para gastos e proibição de benefício pessoal com propaganda quando há uso de dinheiro público em um show ou evento semelhante. 

“Se alguém está fazendo uma live e faz um comentário que se refira a político, isso não tem problema. Agora o problema que pode ter é o patrocínio à live”, exemplifica o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público do Estado do Ceará, o promotor de Justiça Emmanuel Girão. 


(Diário do Nordeste)

O cenário da pandemia do novo coronavírus tem sido atípico até mesmo para a fiscalização da conduta de agentes públicos. “O patrocínio a uma live é como se fosse um showmício virtual”, afirma Girão. Desde 2006, a Lei das Eleições proíbe a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos.
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire