Você está em: CIDADE , IPU , POLICIAL LOCAL , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 28 de junho de 2020


Em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta sexta-feira (26), uma operação em todo o território cearense. (reveja operação em Ipu)

As ações, com foco no cumprimento de mandados de buscas e apreensões relacionados ao tráfico de ilícitos, foram coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE e realizadas por equipes da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Núcleos de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) das delegacias regionais, além do apoio de equipes das delegacias distritais e municipais do Estado. Ao todo, 46 pessoas foram capturadas, sendo 08 no município de Ipu (CE).

A ofensiva integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece no período de 19 a 26 de junho, em âmbito nacional. O efetivo empregado no Ceará contou com 241 policiais civis e 73 viaturas, que atuaram na Capital, Região Metropolitana e Interior Norte e Sul do Estado. Para o secretário da SSPDS, André Costa, a operação realizada, hoje (26), mostra a importância de lembrarmos sobre a conscientização da temática, além de demonstrar o empenho e excelência do trabalho realizados pelas equipes policiais.

Segundo André Costa, o trabalho de investigação, com prisões qualificadas e descapitalização dos grupos criminosos são imprescindíveis para a luta contra ao tráfico de drogas. “Nossos policiais são treinados e comprometidos com o combate a esse tipo de crime que afeta, principalmente, nossos jovens. Com a operação desta sexta, que gerou um excelente resultado, tiramos das ruas e entregamos à Justiça 46 pessoas envolvidas com esses delitos. Nossos policiais estão de parabéns”, frisou.

Nos últimos dez anos, quase 14 toneladas de drogas foram apreendidas e 18.827 pessoas foram capturadas no Estado por envolvimento com o tráfico de drogas. Esse resultado se dá pelo trabalho em conjunto, realizado pelas Polícias Civil e Militar do Ceará (PMCE) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, no combate diário ao crime e na busca pela descapitalização de organizações criminosas que lucram ilicitamente com o comércio de entorpecentes. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, 2.164 pessoas foram capturadas e quase uma tonelada de ilícitos foram apreendidos.

Para combater a traficância de entorpecentes na Capital, a Polícia Civil conta com a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). Atualmente, a DCTD é dividida em três delegacias especializadas em narcóticos e está em funcionamento desde o ano de 2014.

A PCCE possui dois setores relacionados à prevenção e tratamento ao uso de entorpecentes, o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), que atua no cuidado de policiais que se envolvem com o uso de drogas, e a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), responsável por promover palestras sobre a prevenção ao uso de drogas para estudantes de escolas públicas e privadas.

“É importante destacar que o trabalho de investigação e inteligência da DCTD é voltado para ações de combate a atuação do crime organizado, o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, fruto do comércio dos ilícitos. Soma-se a esses setores, a atuação do Núcleo de Operações com Cães (NOC), que conta com equipes de policiais civis e cães de faro para a detecção de drogas, trabalho essencial durante as operações. Dentre outras atividades, cabe à DCTD também realizar as incinerações das drogas apreendidas pelas Forças de Segurança”, destacou o diretor da DCTD, delegado Pedro Viana de Lima Júnior.

O delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, destaca a expansão de núcleos especializados para desarticular grupos envolvidos com o tráfico de drogas no Interior para dar maior capilaridade às ações policiais em três grandes cidades do Estado. “É bom ressaltar que a Polícia Civil do Estado do Ceará visando dar mais capilaridade e mais eficiência à DCTD, instituiu os Núcleos de Combate ao Tráfico de Drogas nas cidades de Crateús, Juazeiro do Norte e Sobral. Esse equipamento sendo interiorizado possibilitou também que essas regiões pudessem ter um combate ao tráfico de entorpecentes mais eficaz. No dia hoje (26), só temos a comemorar o resultado da operação e da força-tarefa empregada, onde conseguimos cumprir 41 mandados de prisões, realizamos três prisões em flagrante e ainda apreendemos dois adolescentes”, detalha.

Nas regiões Norte e Sul do Estado, o trabalho é reforçado por meio da interiorização da ação especializada, após a criação de Núcleos de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), em 2018.


Com informações e fonte.: SSPDS

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire