Passa de 81% a taxa de ocupação de leitos em municípios do Interior com 'lockdown'


As cinco cidades do Interior do Estado (Sobral, Itapipoca, Camocim, Itarema e Acaraú) que começaram a adotar medidas mais rígidas de distanciamento social nesta segunda-feira (1º), já somam, juntas, 81,46% na taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de enfermarias em suas unidades de saúde.

As informações são das secretarias municipais e de consulta na plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, na manhã de hoje (2).

Dos cinco municípios, três (Sobral, Itapipoca e Itarema) contam com 137 leitos de UTI disponíveis. Destes, 136 estavam ocupados (99,27%) na manhã de hoje. O município de Itarema possui, ainda, 5 leitos de semi UTI, destinados a pacientes que exigem cuidados intensos, mas que não necessitam de monitoramento permanente.

Além disso, são 268 leitos de enfermaria (198 ocupados - taxa de 73,88%) nas cinco cidades. 

Em decreto publicado no último sábado (30), o governador Camilo Santana (PT) prorrogou as medidas de isolamento social no Ceará e anunciou que sete cidades deverão implementar medidas mais rígidas, assim como aconteceu em Fortaleza. Além dos cinco municípios da região Norte, Caucaia e Maracanaú, na Grande Fortaleza, também estão na lista.

Apesar das determinações, porém, várias ações de desrespeito ao isolamento foram registradas no primeiro dia de validade dos decretos municipais.

Número de casos, por Município (Fonte: Sesa):
Sobral - 2.222
Itapipoca - 986
Itarema - 556
Acaraú - 492
Camocim - 280


 (Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas