Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 24 de julho de 2020

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram duas linhagens diferentes do coronavírus Sars-Cov-2 em felinos do Zoológico do Bronx, em Nova York. O achado foi publicado nesta quinta-feira (23) como prévia (pré print) e ainda aguarda a revisão pelos pares (outros cientistas), na chamada peer review

Para identificar as duas cepas do novo coronavírus, os cientistas sequenciaram o material genético dos vírus retirados dos animais. A variação entre eles sugere, segundo o estudo, que a infecção tenha tido origens diferentes em cada um dos espécimes em cativeiro.
  • Tipo 1 – Se espalhou em leões, de origem desconhecida
  • Tipo 2 – Se espalhou em tigres, possivelmente pelo contato com cuidadores
O zoológico nova-iorquino reconheceu em março deste ano que quatro tigres e três leões apresentaram sintomas leves de Covid-19 e todos os animais foram submetidos ao teste RT-PCR (cotonete) para o diagnóstico da infecção.

O RNA ("DNA" do vírus) foi identificado nas secreções dos sete felinos. Além disso, os pesquisadores encontraram traços do Sars-Cov-2 nas amostras de fezes dos animais. Os cuidadores também foram submetidos a testes sorológicos que denunciaram a presença de anticorpos no organismo.

Quatro funcionários do Zoológico do Bronx relataram sintomas leves da Covid-19. Segundo o estudo, apenas os quatro foram submetidos a testes e foram isolados do trabalho após o aparecimento dos sintomas que incluíam febre, tosse, calafrios, dores musculares e cansaço.

(G1)