Morre aos 89 anos em Guaraciaba do Norte, padre Maurício Melo, ex-colaborador de Ipu



Faleceu na manhã desta sexta-feira (10/07), dia que nos remete ao Santo Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Padre Maurício Melo, às 11 horas, no Hospital de Guaraciaba do Norte, Ceará, em consequência de um câncer. 

Padre Maurício Melo era o mais idoso dos sacerdotes filhos de Guaraciaba do Norte e o único ordenado na época em que a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres pertencia à Diocese de Sobral, no paroquiato de Mons. Antonino Cordeiro Soares a quem Pe. Maurício devotava respeito e admiração.

Biografia

Ele nasceu no dia 23 de janeiro de 1931, na cidade de Guaraciaba do Norte, então Campo Grande, filho do Cel. Adriano Ribeiro Melo e de dona Gonçala Ribeiro do Amaral. Foi batizado, solenemente, na Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, pelo Pe. Nelson Nogueira Mota, no dia 8 de fevereiro de 1931.

Estudou as primeiras letras nesta Cidade e, em 1945, ingressou no Seminário São José, de Sobral, onde ingressou em 8 de fevereiro, aniversário de seu batismo. No Seminário de Sobral, concluiu o Curso de Humanidades, em 1951, ingressando, no ano seguinte, no Seminário da Praínha, em Fortaleza. Ali concluiu Filosofia e Teologia.

Foi ordenado Sacerdote por Dom José Bezerra Coutinho, então Bispo Auxiliar da Diocese de Sobral, na Igreja da Sé de Sobral, no dia 8 de dezembro de 1957. Sua primeira Missa foi cantada nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em 13 de dezembro de 1957.

Iniciou suas atividades sacerdotais em Nova Russas, como cooperador da Paróquia de 1958 a 1965. Com a criação da Diocese de Crateús, Pe. Maurício passou a exercer suas atividades sacerdotais em Tamboril e Sucesso, entre 1966 e 1967.

Não se adaptando às linhas pastorais da nova Diocese, retirou-se, em 1968, para Nova Russas, onde residiu por muitos anos, sem função eclesiástica, exercendo o magistério, mantendo-se fiel ao seu sacerdócio. Prestava auxílio aos Párocos vizinhos, notadamente de Santa Quitéria, Ipu e, em sua terra natal, cuja celebração na festa da Padroeira era sempre esperada.

Tinha fama de compreensivo conselheiro na administração do Sacramento da Penitência e de grande orador Sacro.

Era primo dos padres Mons. Eurico de Melo Magalhães e Pe. Odilo Lopes Melo Galvão.
Padre Maurício recebeu a recomendação digna de um sacerdote na tarde desta sexta-feira, no patamar da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres onde há 62 anos foi acolhido Padre Novo e o povo guaraciabense osculou suas mãos ungidas de sacerdote. Hoje, um sacerdote, parentes e poucos amigos se despediram dele, mas, com a dignidade que seu sacerdócio lhe deu. Foi sepultado com os paramentos sacerdotais que utilizou, com dignidade, por toda a vida.

Requiescat in Pace!

Postagens mais visitadas