Contribuintes do Ceará, Piauí e Maranhão já podem ser atendidos pela
Receita Federal por meio de um chatbot (ou robô) lançado pela autoridade
fiscal. O chatbot é um software de atendimento eletrônico à distância
que simula a conversação por chat.
De acordo com a Receita, o cidadão que tiver pendências no Cadastro
Pessoa Física (CPF) pode buscar o atendimento por meio do canal
"ReceitaFederalOficial" no aplicativo Telegram, que deve estar instalado
no celular ou tablet.
O contribuinte pode solicitar os serviços de atualização/alteração de
dados; regularização de CPF; consulta à situação cadastral e consulta de
ausência de declaração do imposto de renda (exercício omisso). Por meio
do próprio canal, é possível enviar os documentos exigidos para que a
Receita analise e conclua a solicitação.
O analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo
projeto, explica que o objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a
resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. "Isso
porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma
vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos
para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação",
avalia.
Coronavírus
Ainda conforme a Receita Federal, a medida reforça a importância de
evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro
de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e
cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.
O atendimento por chatbot passou por um período de testes apenas para
contribuintes de Goiás. A ferramenta deve ser expandida para todo o País
em breve, de acordo com a Receita.
o povo