Você está em: NACIONAL // Notícia de Anselmo // 20 de julho de 2020

 
Contribuintes do Ceará, Piauí e Maranhão já podem ser atendidos pela Receita Federal por meio de um chatbot (ou robô) lançado pela autoridade fiscal. O chatbot é um software de atendimento eletrônico à distância que simula a conversação por chat.
De acordo com a Receita, o cidadão que tiver pendências no Cadastro Pessoa Física (CPF) pode buscar o atendimento por meio do canal "ReceitaFederalOficial" no aplicativo Telegram, que deve estar instalado no celular ou tablet.
O contribuinte pode solicitar os serviços de atualização/alteração de dados; regularização de CPF; consulta à situação cadastral e consulta de ausência de declaração do imposto de renda (exercício omisso). Por meio do próprio canal, é possível enviar os documentos exigidos para que a Receita analise e conclua a solicitação.
O analista-tributário Victor Moreira de Gurjão, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é ampliar a comodidade, a agilidade e a resolubilidade de problemas dos contribuintes em relação ao CPF. "Isso porque o software inteligente (chatbot) garante maior assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa após cumprir todos os requisitos para que a área responsável da Receita Federal analise a solicitação", avalia.
Coronavírus
Ainda conforme a Receita Federal, a medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.
O atendimento por chatbot passou por um período de testes apenas para contribuintes de Goiás. A ferramenta deve ser expandida para todo o País em breve, de acordo com a Receita.
 
o povo
Caderno: NACIONAL
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