Saiba os serviços online oferecidos pelo Detran-CE; a solicitação da 2ª via da CNH pode ser feita virtualmente


Antes mesmo do início da pandemia por Covid-19, o Detran-CE já vinha trabalhando na ampliação da oferta dos seus serviços online; um exemplo disso é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) digital. Durante este período de isolamento social as buscas por esse serviço aumentaram consideravelmente.
Atualmente, é possível fazer a solicitação da segunda via da CNH de forma online, ou seja, caso algum motorista tenha seu documento de habilitação roubado, perdido ou extraviado, pode solicitar a segunda via pela internet, sem sair de casa. Após seguir o passo a passo no site, tendo em mãos um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e CPF, e efetuar o pagamento da taxa, o documento é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado.
O Detran-CE prorrogou vários prazos com Deliberação 185, incluindo a própria validade da CNH. As carteiras vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020 estão com prazos de validade prorrogados por tempo indeterminado, ou seja, não precisam ser renovadas neste momento.
 
Entretanto, para quem realmente precisa fazer a renovação é possível fazer o agendamento pelo site, graças a retomada gradual do atendimento presencial em Fortaleza, a partir do dia 16 de junho, seguindo às recomendações do Decreto Estadual nº33.608 e às orientações das autoridades sanitárias do Estado.
Importante ressaltar que quem está com a PPD (Permissão Provisória para Dirigir que é válida por 12 meses) vencida pode solicitar a emissão da CNH Definitiva pelo site do Detran, sem nenhuma necessidade de deslocamento até o órgão. O serviço, que já era realizado virtualmente, entretanto, com a suspensão do atendimento presencial, as solicitações através da internet subiram bastante. De 19 de março até 11 de junho, já foram emitidos 5.623 documentos.
Badalo

Postagens mais visitadas